x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.720

Helena Cristina da Silva

Helena Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 17:37

boa tarde, gente estou com muito receio pois sai de um escritorio de contabilidade qual só se trabalhava com empresa do simples e nenhuma tinha s.t, agora entrei em uma industria e me pediram o iva ajustado dos estados que nosso produto tem protocolo, o nosso produto tem ncm 7610900 e tem protocolo com minas, bahia, pernanbuco e rio grande do sul, sei que em todos esses estados o iva original é 32% mais não sei aonde encontrar o ajustado
por favor me ajudem , estou deseperada!!!
desde ja muito obrigado

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 08:24

Bom dia Helena

Se você conhece o IVA original, basta aplicar a fórmula abaixo que você terá o IVA ajustado.

MVA AJUSTADA = [(1+MVA original) x (1- alíquota interna) / (1- alíquota interestadual)]-1

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
IZAAQUE VICTOR DA SILVA

Izaaque Victor da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 08:33

Na hipótese de entrada de mercadoria proveniente de outra unidade da Federação cuja saída interna seja tributada com alíquota superior a 12% (doze por cento), o estabelecimento destinatário deverá utilizar o “IVA-ST ajustado”, calculado pela seguinte fórmula:

IVA-ST ajustado

= [(1+IVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1 - ALQ intra)] -1,
onde:

1 - IVA-ST original é o IVA-ST aplicável na operação interna;

2 - ALQ inter é a alíquota interestadual aplicada pelo remetente localizado em outra unidade da Federação;
3 - ALQ intra é a alíquota aplicável à mercado
ria no estado destinatário.

=[((1 + 0,32) x (1 – 0,12)) / (1 - 0,18)]-1
=[(1,32 x 0,88) / (0,82)]-1
= [1,1616 / 0,82] – 1
= 1,4166 – 1
= 41,66 é o IVA AJUSTADO

Monte uma formula no excel, como acima, para calcular o IVA AJUSTADO para os mais diversas IVAS E ALIQUOTAS INTERNAS.

IZAAQUE VICTOR DA SILVA

Izaaque Victor da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 14:48



“Substituição Tributária: MVA ajustada foi criada para permitir o equilíbrio no preço das aquisições interestaduais e internas. A medida se justifica em razão da necessidade de se reduzir a vantagem competitiva no preço final da mercadoria sujeita à ST, tendo em vista a diferença entre a aliquota interestaduasl 12%, e as aliquotas internas 18, 25, 27, 29, etc, dependendo do estado.

É prevista em todos os protocolos firmados entre os estados.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.