x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.546

nfe para empresas de transporte

Luana Cará

Luana Cará

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 14:33

Olá, boa tarde.

Tenho uma empresa de Transporte rodoviário de cargas, na minha cidade todos os prestadores de serviços municipais emitem a nota fiscal eletrônica de serviço.Porém, no caso dessa empresa o transporte é intermunicipal. Gostaria de saber, se tem alguma maneira dessa empresa emitir nota fiscal eletrônica de transporte intermunicipal.

Desde já, obrigado pela atenção.

Leandro Martins dos Santos

Leandro Martins dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 14:50

Luana,

Boa tarde!

Neste caso, não caberá nota fiscal de serviço de transporte, pois o serviço deixou de ser de natureza municipal para ser de natureza estadual. Ou seja, não será mais tributado pelo ISSQN e sim pelo ICMS.

Então, o documento que acobertará a operação de transporte rodoviário de cargas intermunicipal ou interestadual será o CTRC - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas.

O CTRC também tem hipótese de emissão eletrônica, que é o caso do CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico, que está sendo implantado em alguns Estados.

Luana Cará

Luana Cará

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 15:12

Obrigado,

Leandro, voce saberia me dizer, o que eu preciso fazer para enquadrar a minha empresa no CRTC, ou algum site para mim ter informações sobre o assunto?

desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.