x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.088

Duvidas Validade NFE

Roberto Taté

Roberto Taté

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 17:58

Boa tarde

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Tenho uma duvida, existe prazo para circulação de uma Nfe, por exemplo emitimos uma NFe para um cliente no RJ, porém o mesmo rejeitou a entrega alegando que não dispunha de local para armazenar a mercadoria naquele momento e que iria nos informar assim que houvesse espaço, porém já se passaram quase 2 meses e o cliente deu ok para entrega, fica a pergunta posso utiliza essa mesma NF para essa entrega, (estamos em SP e essa NF foi emitida por nossa matriz em Manaus), geralmente qual o prazo máximo para a circulação de uma NFe?

Grato

Roberto

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 15:12

Entendo que o prazo para embarque/saída da mercadoria é no momento que você emitiu a NF-e.

Considerações quanto ao ICMS

A legislação estadual não prevê prazo para a circulação da mercadoria após a emissão da correspondente Nota Fiscal. Entretanto, estabelece que fora dos casos previstos no Regulamento do ICMS e na legislação do IPI, é vedada a emissão de Nota Fiscal que não corresponda a uma efetiva saída de mercadorias, Livro II, art. 27 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n. 37699/97 – RICMS.

Assim, pelo fato, de a legislação do IPI, considerar ocorrido o fato gerador do imposto no quarto dia da emissão do documento fiscal, se até o dia anterior não circular a mercadoria, permitindo dessa forma, a permanência da mercadoria no estabelecimento emissor da Nota Fiscal, durante o período referido, poderá haver autuação, ou seja, deverá circular a mercadoria no terceiro dia a contar da emissão da Nota Fiscal.

As mesmas normas são estendidas ao ICMS, inclusive, devem ser observadas as disposições do Parecer Normativo e do Ato Declaratório citados, sob pena de ficar configurada a infração fiscal pela emissão de Nota Fiscal sem a efetiva saída da mercadoria.

Att. Clécio.
(fonte: www.spedbrasil.net)


Um abraço.

Coordenador Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
YouTube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/ Comunidade no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EL20RNhpCwNE87mRGthQvE
Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565
FIQUE A VONTADE EM ENTRAR EM CONTATO COMIGO!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.