x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.582

Importação por conta e ordem

Daniela

Daniela

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 01:29

Boa noite,

Estou em dúvidas quanto a escrituração de uma NF de entrada de matéria prima importada por conta e ordem, qual o CFOP devo utilizar? E quanto aos impostos?
E a contabilização dessa operação como faço?

Se alguém puder me ajudar, obrigado.

Fernando Correa

Fernando Correa

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 14:15

Tenho a mesma dúvida:

Empresa que contrata serviço de uma comercial importadora para realizar a importação de mercadorias por sua conta e ordem, receberá, quando da entrega da mercadoria, uma nota fiscal emitida pela comercial importadora, com o CFOP 6.949 – outras saídas.

A empresa adquirente por sua vez deverá:

“a) lançar a nota fiscal de remessa recebida da comercial importadora, no livro fiscal de entrada, tomar crédito do ICMS e dar entrada no estoque;”

“b) emitir nota fiscal de entrada para acusar a operação de ‘importação’ e alimentar o contas a pagar em relação ao fornecedor do exterior. A nota fiscal de entrada será uma cópia da nota fiscal de remessa recebida da comercial importadora, porém sem o destaque do ICMS. A nota fiscal a ser emitida como entrada, deverá ter CFOP 3.102 – importação e sem destaque de impostos. Colocar na nota fiscal, em observações: “importação feita por conta e ordem através da empresa xxxx comercial importadora – NF de remessa nº xxxx data xx/xx/xx.”

Ou

Escriturar a nota fiscal 6.949 como 2.102?


Operação por SP e ES.






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.