x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 3.603

Nota de Serviço, ISS Retido

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 15:12

Boa tarde, recebi uma nota fiscal de serviço Tomado, do mês 04/2011, somente agora no fim do mês 05/2011, observando que a Nota fiscal é de serviço com ISS retido, já efetuei o fechamento dos impostos referente ao mês 04...

Minha dúvida é, posso lançar essa NF no mês 05/2011 e efetuar o pagamento do ISS no mês 06/2011, teria alguma implicação em fazer isso?

Paguei a NF no Mês 05/2011...

Grata

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 17:43

Volnéia Monteiro,

O correto seria escriturar o documento no mês (04/2011), retificar a declaração Municipal e recolher o imposto retido com valor atualizado.

Caso tenha pago o valor bruto ao seu cliente, informe a ele sobre o erro e peça a devolução do valor que deveria ser retido por você.

Considerando a NF como competência 05/2011 você correria o risco por 5 anos com fiscalização e possivel autuação por parte do fisco.

Att,
Rogério Caires

ROGERIO FRANCO DE MORAES

Rogerio Franco de Moraes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 10:39

Volnéia,

No Municipal de Santo André, utilizamos a ferramenta GISSONLINE para escritaração das nf´s, por isso aqui temos a opção de escritaração substitutiva, onde fazemos fora do prazo e geramos a guia avulsa.
Verefique no seu Municipio qual melhor situação e não escriture fora da data.

Rogério

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein


Roseli Araújo

Roseli Araújo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 16:39

Boa tarde!
Recebí uma nota de serviços (NF-eI) de outro município (Sabará) e estamos em Contagem. O emitente me informou na maior naturalidade que não fazem o recolhimento do ISS (como o serviço foi prestado lá, eles deveríam recolher o ISS, correto?)
Como eles informaram que não recolhem, eu, estando em Contagem e como tomador do serviço sou OBRIGADA a recolher, já que esta sería uma obrigação deles? O detalhe é que eles enviaram boleto para pagamento integral da NF (sem descontar o valor do ISS, que eles NÃO recolhem!) E agora, como devo proceder?
Grata,
Roseli

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 17:24

Boa tarde. Pessoal estou com uma dúvida terrível e um pouco urgente, se alguém puder me ajudar desde já agradeço! ... Preciso emitir uma NF para uma multinacional do mesmo municipio que o meu (Campinas). Porém ela é obrigada a reter o iss. Neste caso como fica o pagamento do importo? Quando vou emitir a NF aparece o valor do ISS que tenho que pagar, porém se ela o tomador obrigado a reter o ISS , logo ele vai descontar o valor do ISS no pagamento do meu serviço? Mas daí eu estaria pagando o imposto 02 vezes : 1º porque a NFe já emite uma guia para pagamento do imposto e 2º o tomador me paga o valor do serviço descontado o ISS ?? Ex.: total do serviço 1000,00 - 50,00(imposto 5%em Campinas) vou receber 950,00 e ainda pagarei 50,00 da minha guia?
Obrigada!!

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 17:52

Kelly Cristina Leite,

Quando for emitir a nota fiscal de serviço verifique o campo "Tipo de Recolhimento" e selecione a opção "Retido na Fonte".

Caso você não tenha feito isso, automaticamente o sistema irá gerar o ISS para você recolher.

Espero ter ajudado.
Att,
Rogério

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 19:06

Obrigada ... Rogério! Só que esta selecionada a informação imposto retido pelo tomador... mas mesmo assim gera a guia. Pode ser o problema do sistema da prefeitura ou será que tenho que baixar a guia em alguma lugar...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.