x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 14.115

arquivo de canhoto de danfe

Débora Michelly Ribeiro Pavim

Débora Michelly Ribeiro Pavim

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 10:47

Qual é a melhor forma de arquivar os canhotos de Danfe? alguém tem alguma sugestão? Tenho aqui na minha empresa uma caixa repleta de canhotos fora de ordem, não temos condições de colar, pois os funcionários estão sobrecarregados. Gostaria de tentar organizar daqui pra frente, conto com uma sugestão de vcs. Pensei em scannear os canhotos que chegassem pois geralmente, os clientes querem saber por quem foi recebido, e solicitam um e-mail do canhoto scaneado. Poderia montar uma pasta, com os nº das nfs, agilizando assim a procura. Aguardo sugestões.

Débora Pavim
Analista fiscal
Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 11:28

Débora,

conforme consta nas perguntas e respostas do PORTAL DA NFE

No canhoto do DANFE, podem ser impressas outras informações além das constantes no modelo do Manual de Integração Contribuinte (ex.: valor total da NF, entregador da NF, vendedor)? O DANFE pode ter mais de um canhoto (ex.: um para o transportador assinar, outro para o destinatário da mercadoria assinar)?
Sim, novos campos podem ser adicionados sem a necessidade de autorização especial. Também é possível adicionar mais de um canhoto no DANFE, para o caso de a empresa querer documentar o recebimento da mercadoria pela transportadora e pelo adquirente da mercadoria. Deve-se observar, porém, que:
o DANFE pode ser impresso no formato retrato, caso em que o canhoto ficará localizado na extremidade superior do formulário, ou no formato paisagem, com o canhoto localizado na extremidade esquerda do formulário;

o deslocamento do canhoto ou adição de novo canhoto só pode ser efetuado no DANFE impresso no modo retrato;

em formulário de segurança, o DANFE será impresso sempre no tamanho A4 e no modo retrato, sendo, neste caso, vedado o deslocamento do canhoto para a extremidade inferior do formulário.


O que deve ser feito com o canhoto da DANFE assinado pelo cliente? Deve ser armazenado?
O canhoto possui finalidade comercial, e não fiscal, sendo utilizado na confirmação de recebimento da mercadoria. O ideal é guardar o canhoto, para o caso de o fisco solicitar, numa eventual auditoria, a comprovação da entrega ou recebimento da mercadoria descrita na NF-e.

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 07:16

Bom dia,

Creio que a legislação não "obrigue" a arquivar os canhotos, mas o mesmo serve para que você comprove que a mercadoria foi recebida pelo seu cliente (como se fosse um protocolo). Mas creio que a maioria das empresas não faz o arquivo destes canhotos...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Vandriano Fisco

Vandriano Fisco

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:08

Olá pessoal, Boa Tarde!
Em relação ao canhoto da Danfe, o mesmo deve ser armazenado.
Pois pode sim ser solicitado em auditorias e também é a única prova de recebimento da mercadoria para conseguir efetuar a cobrança.
Trabalho com isso há 10 anos.
Por favor acessem https://www.fiscoencadernadora.com.br
Temos um projeto muito bom de organização e colagem nos livros personalizados que desenvolvemos.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Att.
Vandriano

https://www.fiscoencadernadora.com.br - Livro de Canhotos da DANFE, encadernação de livros fiscais, Digitalização, Organização de Arquivos, etc...
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 12:03

Vandriano,

Irei indicar aqui na empresa, uma vez que estamos cotando em alguns lugares para arquivar nossos documentos, somos do ramos de construção civil e precisamos de praticidade e agilidade no arquivo.

Até mais.

Tatiana Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.