x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.750

CFOPs 2949/6949

CARLA FARIA ALVES

Carla Faria Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 12:17

Bom dia trabalho em uma rede de autorizadas e estou com uma duvida.Todos os dias recebo equipamentos para conserto e reparo as autorizadas me enviam uma peça para reparo com o CFOP 6949 (outras saída merc.serv.não especificado) e essa NF vem em nome da nossa empresa .Então quando vou devolver a peça uso o CFOP 6949-02,mas quando um cliente entra em PJ ou quando há uma troca do equipamento
a NF que vem para nós o CFOP é 2949(outras saída merc.serv.não especificado)e essa NF vem em nome do cliente e vem 2 NF uma de entrada(1) e outra de saída(0) sou orientada a devolver o equipamento antigo com a NF de saída deles mesmo,mas com isso fico sem nenhuma prova fiscal de que esse equipamento foi devolvido e não posso emitir uma nota de devoluçao porque não veio nenhuma NF referente a esse equipamento no nome da nossa empresa.Teria alguma NF que eu poderia estar emitindo para devolução desses equipamentos? Para que depois se houver cobranças eu possa provar que esse equipamento foi devolvido e que a NF fique correta sem que gere nenhum problema fiscal ou contabil?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 13:57

Boa tarde Carla !

As remessas de equipamentos para conserto devem ser utilizados os CFOPs:

1. Para as saídas:

5.915- Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

5.916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo

2. Nas entradas, escriturar:

1.915- Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo
Classificam-se neste código as entradas de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.

1.916 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo
Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para conserto ou reparo.

Os CFOPs 5.949/6.949 devem ser usados apenas para troca de equipamento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.