x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 3.121

GNRE - pagto mensal

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 12:01

Boa tarde a tds,
Temos aki na contabilidade uma empresa que emite + ou - 1000 NFs por mes e metade sao para outros estados com subst. tributaria. Pergunto: há a possibilidade de efetuar o recolhimento das GNRE mensalmente ao inves de ficar emitindo uma GNRE p/ cada NF?

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 13:38

Boa tarde Marcos

Esta possibilidade existe se a empresa abrir Inscrição Estadual como Substituto Tributário nos Estados com que mantém operações mercantis. A partir do momento que a empresa obtém a I. E o recolhimento passa a ser mensal, porém, a empresa também deve cumprir as obrigações acessórias como Gia e Sintegra.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 14:06

Sim, isso mesmo. Vc pode solicitar a abertura de I. E em qualquer Estado e daí passa a ser o substituto podendo efetuar o recolhimento mensal, normalmente até dia 09 do mês seguinte ao da operação.

Eu fiz abertura junto ao PR, SC, RS e MG. Destes Estados, MG é o mais burocrático, mas tudo é feito pela internet, e no decorrer dos processos, você precisará fornecer alguns documentos. Para a nossa empresa facilitou bem o operacional. As Gias/St são relativamente simples de se elaborar além do desembolso financeiro que também não precisa ocorrer a cada saída de mercadoria.

Nos sites das Secretarias você encontra os procedimentos de abertura da I. Estadual como substituto tributário.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.