x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 14.222

Imóvel de sócio usado pela empresa

Marcos Roberto Ghislandi

Marcos Roberto Ghislandi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 08:55

Empresa possui sede em imóvel de sócio e não paga nada por isso. Como poderia regularizar esta situação, contrato de locação, comodato, cessão de uso do sócio para empresa?

Grato
Marcos

Ary Ferreira

Ary Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 09:46

Marcos Bom Dia,

Nesta situação a sua empresa está deixando de contabilizar um Custo Operacional, e, por outro lado o seu sócio está deixando de declarar no Imposto de Renda Pessoa Física, portando seria prudente que você
fizesse um contrato de Locação, com pagamento mensais, para que a situação se regularize.

Disponha.

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 09:57

Concordo com nosso amigo Ary, tem que ser feito um contrato de aluguel.
Um fiscal pode entender que o não pagamento de aluguel é uma "sonegação".
Tem que ser verificado se as contas do imóvel (Agua, luz, telefone, etc...) estão em nome de pessoa física ou jurídica, se algumas dessas contas estiverem em nome de pessoa física, ou deve-se mudar para o nome da empresa ou tem que adicionar essa conta no contrato de aluguel, pois a mesma não pode ser contabilizada de outro modo, e apenas pode ser contabilizada se estiver previsto em contrato que a mesma será paga junto com o aluguel, e assim todo o mês no recibo de aluguel terá que ser adicionado esse valor.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 15:14

Desculpe-me, acabei me confundindo.

Isso, o comodato é o empréstimo gratuito.

Eu vejo assim:

Se tiver contas em nome da pessoa física (agua, luz e telefone) ou se a empresa é optante pelo lucro real, a melhor opção é um contrato de aluguel, com valor e outros detalhes.

Caso as contas estiverem em nome da empresa, então o contrato de comodato é a melhor opção.

No meu entendimento, eu acho estranho a principio um contrato de comodato, preferindo um contrato de aluguel (mesmo que um valor a ser pago abaixo do mercado).

Mais o melhor a fazer e conversar com o sócio da empresa dar as duas opções e ele escolher.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.