x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 682

carta de correção

Andreza

Andreza

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 14:25

Gostaria de uma orientação:

Emitimos notas fiscais eletronicas de importação e ocorreu um erro na preparação da danfe, e a mesma já foi autorizada e a mercadoria já encontra-se na minha empresa.
Ocorreu que por ex: era para ser 234 mil quilos ou seja 23,4 toneladas, e a pessoa que preparou as danfes colocou como se fossem 234 quilos, o valor total e os impostos estão corretos. Em consequencia da quantidade estar errada o valor unitário também ficou errado.
Esse erro ocorreu na nota mestra e nas remessas.
A minha pergunta: Caberia uma nota de correção para acertar esse erro? A carta de correção eletronica ainda não está homologada, poderia ser uma carta de correção normal?

Att.
Andreza

GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 10:57



Andreza, pelas informações que são nos passadas, ainda não existe carta de correção para nf-e, somente o cancelamento apos duas 2h de sua emissao...
No meu Estado existe um requerimento para anular a nf-e se o contribuinte nao conseguir cancelar dentro dessas 2 horas...verifique na sua Secretaria de Fazenda.
Espero te ajudado.

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 14:02

Boa tarde Andreza,

De acordo com o art. 183, §3º do RICMS/SP- a carta de correção não poderá ser usada nas condições por ti mencionadas. Pois a " quantidade' da mercadoria está relacionada com as variáveis que determinam o valor do imposto.

No entanto, a nota poderá ser cancelada se a mercadoria ainda não saiu do estabelecimento e ainda está dentro do prazo de 168 horas após sua autorização( 7 dias).

Caso não seja possível, conforme você disse que o valor dos impostos está correto, faça uma nota fiscal complementar informando somente a diferença entre a quantidade indicada na nota original e a efetiva quantidade.

Espero ter ajudado.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.