x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 998

Estoqueque de Mercadorias

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 17:25

Pessoal boa tarde

me ajudem a sanar um questão, tenho cliente que insiste em dizer que o contador que deve controlar o estoque, está correto? a empresa não tem de ter esse controle e contabilmente nós tbm fazemos e conciliamos com o deles? ele insiste q é a contabilidade, oq me dizem?

Eduardo Taborda da Rocha

Eduardo Taborda da Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 13 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 09:15

Bom dia Toninho,

Eu ainda não trabalhei na área contábil, estou cursando o técnico, trabalho com um sistema de emissão de nfe's e várias vezes me deparo com essa situação, mas até onde eu sei, quem tem essa obrigação é o contribuinte, só que na maioria dos casos as empresas tentam passar essa responsabilidade para o contador, mas como você mesmo disse o contador tem que fazer apenas a conciliação, até mesmo o envio do arquivo magnético Sintegra a obrigação é do contribuinte e não do contador. Como não tenho muita experiência na área peço que aguarde opiniões de mais alguns colegas para tirar a sua conclusão.
Espero ter lhe ajudado...

Att

Eduardo

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 10:44

Ola, concordo com Eduardo, o contribuinte deve manter um controle sobre seu estoque pois a saida dos produtos tem que conciliar com o estoque, seria bom o contribuinte ter um programa ou uma planilha principalmente quando a empresa trabalha com produto pereciveis, o contador alem de fazer seu trabalho tem somente o compromisso de conciliar seus lançamento com o controle do seu cliente (contribuinte), pois muitas vezes a divergência esta nessa conciliação, o porque disso, nem sempre o contribuinte repassa para seu contador todas as notas de entrada, mesmo involuntariamente mais acontece... compreende...

aguarde mais opiniões e você notara que elas serão praticamente a mesma coisa.

Espero ter ajudo, até logo

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sábado | 16 julho 2011 | 10:50

Prezados colegas, muitas vezes nos deparamos com situações como essa. Existem esses tipos de clientes que querem colocar uma responsabilidade para o contador que não é dele.
Caso isso aconteça seria bom deixar claro para o cliente que essa responsabilidade seria dele e que você (contador) poderia assumir essa responsabilidade cobrando um adicional pelo serviço.

Dulcilene Assis Tondatto

Dulcilene Assis Tondatto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 23:13

Boa noite,
Por favor,me ajudem nesta situação.
Tenho um recebimento de mercadoria e nota fiscal de fornecedor com apenas um ítem.
Porem,em meu estoque, por uma questão de identificação de um acessório acoplado no item, foram criados dois itens.
A questão é que, para o fornecedor, insistem . em afirmar que continua sendo um único item.
Devo considerar correto, se a empresa fornecedora repetir o item em suas próximas notas , mesmo sendo o mesmo item , esteja correto???
Minha preocupação, com relação ao lancto da entrada da nota fiscal é que tenho um ítem na nota e dois itens no arquivo do Sintegra.
Como resolver fiscalmente esta situação???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.