x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 599

Paulo Sérgio Alástico

Paulo Sérgio Alástico

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 20:37

Fiz uma venda de 1.000,00 e destaquei os impostos: 180,00 ICMS e 80,00 IPI, total NF. 1.080,00
Meu cliente que é simples nacional esta devolvendo com uma nota de devolução
onde destaca no campo informações complementares os impostos, porém ele não somou o IPI no valor total da NF. Posso dar entrada nessa nota como deve ser. Existe base legal pra isso? Peço para cancelar a NF. e emitir outra correta, ou pesso uma NF complementar do IPI.

ROGERIO FRANCO DE MORAES

Rogerio Franco de Moraes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 16:04

Paulo, boa tarde!

No meu ponto de vista não cabe nf complementar, pois não faltou nada á acrescentar, e sim um erro no valor total.Dessa forma o ideal seria cancelar essa nf e emitir outra.( isso é, se não passou o prazo, no caso de nfe) .

Rogério

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein


José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 16:50

Paulo Sérgio Alástico,


Onde eu trabalho fazemos da seguinte maneira...


Quando temos devoluções de clientes do SN, os mesmos não destacam o IPI na Nota Fiscal conforme preve legislação... Os mesmos destacam o IPI em Obs e somam o valor no total da NF... Até ai tudo maravilha... A grande questão são os clientes que emitem NF-e por sistemas particulares e os mesmos não permitem a alteração no valor total da NF... Impossibilitando assim a soma do valor do IPI no total da NF...

Nestes casos, orientamos os clientes a jogar o valor ref. ao IPI em outras despesas... Para que assim o valor total da NF de venda "case" com a NF de devolução...

Como não podemos dar entrada na NF de devolução de simples nacional (pois temos que fazer com formulario próprio para aproveitamento dos impostos), acho que este processo não esta errado... Por mais que eu ainda não tenha localizado a legislação que trate sobre isso...

no seu caso, o melhor seria a emissão de uma nova NF pelo seu cliente...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.