x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.660

Antecipação do icms produtos isentos

José Maria Pereira de Assis

José Maria Pereira de Assis

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 20:51

Amigos presto serviço para uma empresa 47.89-0-02 - Comércio varejista de plantas e flores naturais, Simples Nacional, ela compra de outro estado, tenho que fazer a recomposição de aliquota para essas mercadorias visto, que em MG elas são isentas de ICMS, se alguem poder me ajudar e se possivel me der a base legal, agradeço.

Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 09:02

Bom dia Jose Maria


Eu entendo que se um estabelecimento adquire bens ou mercadorias para uso, consumo ou Ativo ou contrate prestação de serviços que sejam fatos geradores do ICMS, é imprescindível a tributação na operação para que haja diferencial de alíquotas. Caso a operação não seja tributada, não há diferença do imposto a ser recolhida.


Portanto, o contribuinte que adquirir bem de outra Unidade da Federação para o seu Ativo Imobilizado que esteja amparado pela isenção ou não-incidência do ICMS, ainda que seja fato gerador do imposto, não há base de cálculo, inexistindo imposto.

Pelo menos é o que eu entendo

Espero ter ajudado



Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
Skype: cosmo.luiz
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.