x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 106

acessos 25.526

Protocolo ICMS 21/2011

maria de lourdes vinhato franco

Maria de Lourdes Vinhato Franco

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2012 | 09:48

Bom Dia!

De acordo com esse Protocolo, a região Sudeste, tem que pagar a porcentagem de 10% do total da NF, correto?

Ainda gostaria de saber se é mesmo obrigado a sair na NF esse valor?
E quem é o responsável legal por esse pagamento? Ou seja, hoje estamos cobrando de nossos clientes esse pagamento, mas não sabemos se é o correto ou se isso pode ser um acordo entre as partes?

desde já agradeço

Andrés Castagnet

Andrés Castagnet

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Comércio Eletrônico
há 12 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2012 | 10:14

Olha pessoal, nao sou contador, tenho uma empresa e praticamente administro ela em tudo - e tambem na contabilidade - estou no Simples Nacional - Varejo - e apenas realizo vendas pela Internet - o que sei desse Protocolo 21 e que ele e inconstituciuonal pois os Estados nao pode legislar em termos ICMS interestadual - Varios Estados do Nordeste ja tiveram a eficacia do Protocolo suspensa pelo STJ e pelo que sei ha varias ADI em tramitaçao no STF que poderao dar a soluçao definitiva - Mas vcs. sabem, e mais facil uma Mumia se mover do que o STF agir . O que estou fazendo e mandar - via correios - minhas mercadorias acompanhadas de DANFE normal e rezando pra "escapar dessa aberraçoes". O que aconselho a todos fazerem - Principalmente as Empreesas do Siumples Nacional - e enviarem e-mails reclamando desse protocolo em orgaos federais tais como - SEBRAE (Em todos os Estados - eles parecem que tem certo poder dentro do Governo) - FIESP - Ministerios etc. - e todos os demais orgaos governamentais ou paragovernamentais - reclamando da situaçao. - Essa e uma situaçao que o Governo tem que resolver e so vai fazer isso quando perceber os problemas que os Estados estao causando no comercio e industria Na