Fernanda Mendes
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar AdministrativoBoa tarde!
Estou com dúvida sobre comércio varejista e atacadista.
Como caracterizar um ou outro?
Tenho um caso a qual a empresa tem como atividade e cnae o comércio atacadista de embalagens, focado em utensílios para fechamento / lacramento das embalagens.
Ela normalmente compra em grandes quantidades, tem um bom estoque, quando vai vender, vende para uma grande empresa conhecida em grande quantidade, ex: 500 / 1.000 unidades, mas já as outras notas, são em pequenas quantidades, ex: 2, 3, 4, 5..... unidades.
Quem compra dela normalmente são industrias, que utilizam seus produtos para finalização (fechamento/lacramento de embalagens), quem compra não compra para revender e sim utilizar.
Imagino que ela teria que ter em sua atividade/cnae o comércio atacadista e o varejista também, mas o fato dela só ter um cliente apenas que compra em grande quantidade e de seus clientes não revenderem as mercadorias que compra dela, não faz entender que deve ser COMÉRCIO VAREJISTA?
Fico muito confusa com essa situação, qual a diferença exata e a finalidade ATACADO X VAREJO?
Essa empresa está como comércio atacadista, não optante pelo simples (devido débitos e faturamento) e a dona quer abrir uma nova empresa, optante pelo simples, porem como varejista, tudo bem com as notas que vende em pequena quantidade até pode ser, mas como justificará as notas em que emitir e as que comprar em grande quantidade?
Se poderem me ajudar, desde já agradeço.
Boa tarde,
At.
Fernanda Mendes.