x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 987

Redução de Base de cáculo venda RPA para Simples

Rogério Alessandro Nogueira

Rogério Alessandro Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Geral
há 12 anos Domingo | 7 agosto 2011 | 14:18

Olá, amigos. Estou com uma dúvida e seria imensamente grato se os colegas pudessem me ajudar. Tenho uma empresa atacadista de alimentos. Somos RPA (Regime Periódico de Apuração) e vendemos tanto para empresas RPA quanto empresas SIMPLES NACIONAL. Tenho dúvidas quanto a redução de base de cálculo incidente na venda para empresas RPA (18% - 33,33%), chegando a uma carga tributária de 12%. Posso me utilizar da redução de base quando vendo para empresas o SIMPLES Nacional? Ou devo faturar 18% integral ou 12% integral? Vale lembrar que meus principais produtos são a linha de laticínios e frios.
Como disse minha gratidão será imensa (estou meio pirando com o assunto)!

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 09:00

Rogério,

Anexo II

Artigo 39 (PRODUTOS ALIMENTÍCIOS) - Fica reduzida a base de cálculo do imposto incidente nas saídas internas com os produtos alimentícios a seguir indicados, classificados segundo a Nomenclatura Brasileira de Mercadorias do Sistema Harmonizado - NBM/SH, realizadas por estabelecimento fabricante ou atacadista, de forma que a carga tributária corresponda ao percentual de 12% (doze por cento) (Lei 6.374/89, art. 112):

II - laticínios, mel natural, outros produtos comestíveis de origem animal do capítulo 4, não especificados nem compreendidos em outros capítulos, exceto leite esterilizado (longa vida), iogurte e leite fermentado, classificados nos códigos 0401.10.10, 0401.20.10, 0403.10.00 e 0403.90.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM;


Artigo 51 (QUEIJOS) - Fica reduzida a base de cálculo do imposto incidente na operação interna com queijos tipo mussarela, prato e de minas, de forma que a carga tributária resulte em 12% (doze por cento) (Convênio ICMS 128/94). (Artigo acrescentado pelo Decreto 53.918, de 29-12-2008; DOE 30-12-2008; Efeitos a partir de 01-12-2008)

Parágrafo único - Não se exigirá o estorno proporcional do crédito do imposto relativo à mercadoria beneficiada com a redução de base de cálculo prevista neste artigo.


Portanto, a venda efetuada pelo atacadista, tanto para empresas com regime "RPA" quanto para "Simples Nacional", terão as alíquotas reduzidas, cfe. mencionado acima.


Qualquer dúvida, poste novamente.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.