x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 9.836

escrituração fiscal - uso e consumo

Reinaldo Brigatto Júnior

Reinaldo Brigatto Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 16:55

Boa Tarde Katriny,

essa NF deve ser escriturada e lançada na contabilidade.
Se trata de Uso e Consumo. O CFOP a ser utilizado deverá ser o 1.556/2.556.
Mas também deve estar na contabilidade em despesas/gastos/custos com uniformes.

Salvo a hipótese de ser uma empresa esclusivamente prestadora de serviços que não possua inscrição estadual.

Att,
Reinaldo

Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 17:13

Boa tarde

Gostaria de saber se posso lancar uma nfvc a prazo na contabilidade ? pois pelo que entendo qando eh emitido uma nfvc e feito a vista ?
E tambem gostaria de saber ce posso lancar uma duplicata direto na despesa ex: uma empresa de alarme nao emite nfs apenas emite a duplicata poderia lancar direto na despesa da empresa?

Desde ja agradeco

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 17:21

Olá Paulo !

A contabilização deve ser feita através de documentos legais, e cada documento tem sua função, e a empresa precisa exigir que seja fornecido e preenchido corretamente pelos seus fornecedores.

A empresa tem que exigir Nota Fiscal Modelo 1, preenchida com os dados da empresa corretamente, bem como os demais itens da nota fiscal, se a prazo, emitir duplicata com a data do pagamento e fazer a quitação na conta fornecedores.

Não se contabiliza NFVC à prazo e nem em PJ.

Não existe duplicada sem que haja uma nota fiscal, se a empresa de prestação de serviços estiver regularizada, com registro na prefeitura e alvará, deve emitir a Nota de Prestação de Serviços, que é o documento legal.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 08:53

Olá Gilberto

Sua resposta foi de grande ajuda,

Irei conversa com os responsavel da empresa para ver se ele começa a solicitar nota fiscal modelo 1.

Abraços

Ivan

Ivan

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 10:01

Olá Pessoal

Também tenho dúvida a respeito.

A empresa deve fornecer NF serie 1(despesas) a qual será lançada da fiscal (CFOP 1556) e na contabilidade- certo!!
No caso de a empresa apresentar diversas despesas com nf serie D e até mesmo ECF, como proceder?
No aguardo Ivan

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 13:39

Boa tarde Ivan!

Como foi dito acima, o empresário deve ser orientado à não aceitar estes documentos e solicitar a nota fiscal Modelo 1.

Para cupons fiscais pode ser emitido a Nota Modelo 1 com CFOP 5.929 - Classificam-se neste código os registros relativos aos documentos fiscais emitidos em operações ou prestações que também tenham sido registradas em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.

Agora o que já foi emitido, só pode ser lançado na contabilidade sem registro na escrita fiscal, o que não irá ficar totalmente regular, mas é uma alternativa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ivan

Ivan

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 15:00

Valdete


Conforme a descrição diz:

CFOP:1653- Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final
Classificam-se neste código as compras de combustíveis ou lubrificantes a serem consumidos em processo de industrialização de outros produtos, na prestação de serviços ou por usuário final.

Está correto.
Att,

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 15:29

Maria Angèlica !

Sugiro que procure o pessoal que dá Suporte do sistema que você utiliza, eles são as pessoas mais indicadas para resolver seu problema.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 13 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 10:26

Bom dia

Estou com uma duvida uma empresa do lucro real comprou uma mercadoria e entregarao a ela uma nfvc e essa compra e parcelada gostaria de saber ce posso lancar direto na contabilidae a prazo?(sei que o correto e a nota fiscal modelo 1 mais por algum motivo nao foi emitidoa mesma)

Mais uma duvida minha e a seguinte sendo uma empresa de lucro real eu posso lancar cf. ou comprovante de pedagio pois o mesmo nao tem o nome do cliente ou seja nao tem como eu comprovar que e uma despesa dessa empresa mesmo ( sei que o correto e emitir nota fiscal mais por algum motivo nao foi feito o mesmo)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.