x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.987

NFE para pessoa física

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:14

Mara Ferreira,

Quando você diz "restituição"... Você se refere a Impostos?

Quando vendemos para contribuintes do ICMS em outro estado, destacamos na NF a aliquota de ICMS interestadual (7 ou 12%)... Já se vendemos para Não contribuintes ou Pessoas Fisicas, destacamos a aliquota interna (no seu caso 19%)... Esse tipo de imposto não é recuperado...

Se vendemos para PF o IPI compõe a BC ICMS... Esse valor não é recuperado...


Ou seja... Pensando em custos, compensa mais venda para contribuintes do ICMS...
Tanto que na maioria das empresas é usado tabelas de preços diferentes para Contribuintes e Não Contribuintes...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Mara ferreira

Mara Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:26

José Diego,a empresa em questão é optante pelo Simples.A minha dúvida é se posso emitir a nota fiscal para a pessoa física sendo por exemplo 1000 unidades de um produto?Pois ,mesmo ele me dizendo que não é para comércio,acredito que aos olhos do fisco fique caracterizado como tal.

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 10:37

Mara Ferreira, me desculpe... Eu li RESTITUIÇÃO e não RESTRIÇÃO...rs


Neste caso creio que você não possa deixar de realizar uma venda para PF pelo motivo de estar sendo em grande quantidade...

O seu cliente PF, se estiver revendendo isso (sem NF é claro) ai é um problema para ele... O que pode ser feita é a orientação de sua parte...

Se ele revende ele deve saber os riscos que ele corre... Você pagando os impostos em suas venda é o que vale...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.