x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 5.378

Apuração ICMS Comercio varejista de ferragens

Cristina Araújo

Cristina Araújo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 02:27

Bom dia Pessoal,

Por gentileza, poderiam me auxiliar na apuração de ICMS para comercio varejista de ferragens e ferramentas.

Na verdade, desculpe a ignorância, não sei como fazer corretamente essa apuração.

O comércio compra ferragens c/ substituição tributária, não há destaque de ICMS na nota fiscal de compra, logo, entendo que não gera crédito?

Sendo assim só existe o ICMS a recolher gerado pelo revenda dessas Ferragens/colunas?

Obrigada pela ajuda.

Cristina Araújo
Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 09:30

Bom dia Cristina!

A compra de mercadoria com substituição tributaria realmente não gera credito de ICMS.
Na venda dessas mercadorias tambem não havera o debito do ICMS, ou seja o ICMS sobre estes produtos não deverá ser destacado.

Att

Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
Skype: cosmo.luiz
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/
Cristina Araújo

Cristina Araújo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:40

Boa tarde pessoal, preciso de mais uma ajuda.

Um comércio varejista de ferragens e ferramentas, compra mercadorias no CFOP 5405 para revende-las.

1º o que muda nessa situação, já que não tenho o crédito do ICMS? Só terei o ICMS 18% a recolher relativo a venda?

2º Terei que calcular o estoque aplicar o IVA-ST e recolher a diferença doICMS???Terei de gerar GARE-ICMS, neste caso?

3º Sempre que vender estas mercadorias emitirá a NF para o consumidor final com o CFOP 5405, sem o destaque do ICMS? E as nf's de entrada devem vir tb com este CFOP e sem o destaque do ICMS?

4º neste caso de comerciante varejista ele sempre será o Substituído ou há caso em que ele poderá ser o substituto ?

5ºComo irei calcular o imposto dele daqui pra frente?

Se puderem me auxiliar, pois as pesquisas que estou fazendo não deixam claro.

Obrigada.

Cristina Araújo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.