x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.160

Entrega em local diverso do Faturamento

Marília Costa

Marília Costa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 10:55

Bom dia amigos!
Estou com a seguinte duvida.
Meu cliente é o SEBRAE de BH/MG, comprou comigo umas mercadorias e quer que as entregue em uma de suas unidades em Uberlândia/MG, acontece que a unidade de Uberlândia não tem CNPJ nem I.E.
Como devo proceder neste caso?
Grata!

Marília Costa
Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 13:39

Marilía, segue artigo do RICMS/MG:

Art. 304-A. Na hipótese de operação tendo como destinatário pessoa não contribuinte do imposto, a mercadoria poderá ser entregue neste Estado em local diverso do endereço do destinatário, desde que no campo "Informações complementares" da nota fiscal constem a expressão "Entrega por ordem do destinatário" e o endereço do local de entrega.


Vc emite a nota com CFOP de venda normal e nos dados adicionais informa o endereço completo para entrega, é recomendável colocar o CPF e o nome da pessoa que vai receber, mais a expressão mencionada no artigo.

Ok.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Marília Costa

Marília Costa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 13:45

Obrigada pela resposta!
Agora uma outra duvida, neste caso o Sebrae possui Inscrição Estadual. Tem outra forma de identificar quando o cliente é contribuite do imposto ou não?

Marília Costa
Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 14:23

Bom,

segundo eu sei o Sebrae não tem como atividade comércio, mas a prestação do serviço. Mas como eles vendem alguns produtos necessitam de IE.

Neste caso, deve ser efetuada uma venda a ordem conforme art. 304 do RICMS/MG- se eles disserem que não emitem nota fiscal de fato não são contribuintes, pois para poder fazer venda a ordem. Tanto o emitente como o adquirente originário devem emitir nota fiscal para o destinatário.

Ok.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.