x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 27

acessos 11.975

Efd Pis/Cofins- Vendas com ECF

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 22:33

Boa noite a todos,
Gostaria de trocar informações sobre a geração do arquivo EFD PIS/COFINS nas empresas que utilizam o equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF. Já vi dois conhecidos sistemas contábeis que não estão preparados para a geração do arquivo: Contmatic e Folhamatic. O Contmatic faz importação dos arquivos da nota fiscal paulista mas não importa os registros dos itens, e o folhamatic nem importa o arquivo da NFP, por outro lado o Folhamatic importa o arquivo do Sintegra com seu registro 60I (Itens) mas o processo é inviável devido ao tempo que ele leva para ler tais informações. Alguém conhece algum sistema contábil que consiga gerar o EFD a partir de arquivos da nota fiscal paulista ou do arquivo do Sintegra?
Eu fiz testes com o Folhamatic, gerei o arquivo Sintegra de 01 (um) dia de 01 (um) PDV do meu cliente, e fiz a importação para o Folhamatic. Resultado: As informações de itens foram importadas, mas o sistema levou quase 5 minutos no processo. Considerando que meu cliente trabalhe 30 dias por mês, vou levar 150 minutos (2,5Hrs) para importar as informações de 01 caixa.
Se considerarmos um supermercado com 10 equipamentos ECF, lá se vão 25 horas para importação, sem contar o tempo q vou perder ao ter q transformar estes arquivos no layout do Sintegra!
O Contmatic está ainda pior. Em contato com o suporte, fui informado de que a única maneira de gerar o arquivo é importando este da base de dados dos nossos clientes.
Realmente, o procedimento único q vejo é a geração deste arquivo direto do banco de dados dos nossos clientes, porém a maioria ainda utiliza ERPs que não estão preparados para atender a mais essa obrigação do Fisco!
Só para constar, o CISS (http://www.ciss.com.br/) foi o único ERP que vi gerando a EFD PIS/COFINS de empresas que utilizam ECF sem grandes problemas! Alguém conhece mais algum aplicativo de retaguarda que gera a EFD PIS/COFINS?

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 08:37

Bom dia Kohara

Também estou com o mesmo problema, apesar de faltar 5 meses para a adaptação, Já estou preocupado com a situação.

Nossos clientes terão que investir em equipamentos de cupom fiscal que gere o arquivo, para nós bastará importar para nossos sistemas, pelo que vi os sistemas da contmatic já esta adaptado para esse procedimento, somente para as empresas LP que ainda não.

É inviável trocar o sistema cada vez que surge uma obrigação nova.

Laís de Jesus Felisardo dos Santos

Laís de Jesus Felisardo dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 09:11

Bom dia.

Gostaria de saber se há algum relatório gerencial das ECF's que constem descrição do produto, quantidade e valores.
E caso tenha alguém que trabalhe com o sistema da Contmatic, saberia me dizer também como é feito o lançamento dos ECF's para fins de Sped Fiscal, deve ser lançado produto por produto mesmo?

Grata.

Laís Felisardo
Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 20:16

Boa noite Lais,
A memória fita-detalhe (MFD) do ECF contém essas informações, oq ela não tem são as informações de CST de PIS e COFINS. .. O SPED do PIS e COFINS deverá sim ser escriturado por item, porém é praticamente impossível lançar a mão estes dados! Estamos trabalhando com uma empresa de programadores, se eles conseguirem converter essas informações no layout do SPED irá facilitar, porém pra isso teremos q ter um cadastro do nosso cliente com toda a grade tributária para parametrizar as informações contidas no ECF! O próprio arquivo da nota fiscal paulista têm informações de itens.

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 20:27

Boa noite Ronaldo,
Eu ouvi falar que os novos equipamentos ECF da Bematech conseguem gerar os arquivos do SPED, mas não consegui confirmar esta informação... Vc sabe de algum equipamento que gera o arquivo? Qual?
Em contato com o suporte do contmatic, me informaram que o G5 somente irá importar estes dados, mas será realmente que a importação funciona? pq atualmente estamos usando o Folhamatic e também nos falaram que iriam importar a EFD PIS/COFINS, porém ainda não consegui importar nenhum arquivo, mesmo com arquivos validados, gerados no banco de dados do nosso cliente... O Folhamatic roda por horas e trava.. em contato com o suporte me disseram que a causa da demora poderia ser a maquina q eu estava usando... o pc que utilizo no escritório é um I3 com 3GB de RAM, eu acho q o problema relmente é o tamanho do arquivo.. um arquivo do SPED q tenho aqui tem milhares e milhares de linhas e o tamanho total de 80MB.
Se alguém souber de algum Equipamento ECF que está gerando o EFD, por favor nos comunique! Isso iria ajudar e muito!
Obrigado

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Mauro Medina

Mauro Medina

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 00:21

Pessoal, Bom dia
Estive visitando um cliente estes dias que estava com o mesmo problema de vocês e me informaram que existe o site www.convertearquivo.com.br que converter "simular" o arquivo ECF gerado pelo sistema de cupom fiscal em um arquivo xml da NFE. O pessoal do depto fiscal que utiliza o Contimatic informou que basta importar este arquivo xml como se fosse uma NFE e o cupom fica complento com os valores e itens, sendo necessario apenas ajustar a Especie de Documento.
O pessoal informou que esta informação ja foi enviada e visualizada no Sped Pis/Cofins.
O legal que vocês podem testar tudo isto sem custo e somente após validado por vocês eles cobram R$ 0,01 por registro convertido.
Vale a pena verificar esta alternativa maiores informações segue o e-mail do pessoal do site: @Oculto

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 17:25

Boa tarde Mauro,

Converter o arquivo do ECF para XML não vai adiantar nestes casos pq no arquivo do ECF não temos as informações necessárias para geração do EFD PIS/COFINS;

Na EFD PIS/COFINS, além dos dados do ECF, teremos CST de entrada e de saída de PIS e COFINS, NCM, Unidade de medida, tipo do item (mercadoria para revenda), código do gênero, alíquota e valor de PIS e COFINS....

Portanto é inviável gerar arquivos com base nas informações constantes no ECF. Ouro fator que vc citou que me deixou intrigado é sobre o Contmatic, esses sistemas, assim como o Folhamatic, utilizam linguagem COBOL até hoje, sendo que a quantidade de informações será tão grande que o sistema todo irá travar.

Eu estou falando de supermercados com faturamento de mais de 20 milhões de reais. Com 20 equipamentos ECF ou mais...

A minha dica para quem está na mesma situação hoje é: Pressionem os supermercados a trocarem o ERP, por um que utilize banco de dados e que faça a geração do arquivo da EFD, pois os escritórios de contabilidade dificilmente conseguirão montar os arquivos com todas as informações necessárias!

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Mauro Medina

Mauro Medina

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 18:51

Fabrizio, Boa tarde.

Realmente seus comentarios procedem, porem pelo que observei o pessoal do site deixou uma formula fixa para o enquadramento da empresa Pis 1,65 e Cofins 7,60 senão estou enganado.

Como eu disse vale a pena verificar pois no meu cliente resolveu um caso que eles estavam com grande dificuldade. Ainda mais pode ser testado sem custo.

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 21:49

Boa noite Mauro,

Claro que qualquer ajuda sempre será bem-vinda! Mas no caso específico de supermercados, não é somente essas alíquotas! Um supermercado vai ter receitas sujeitas a alíquota zero (arroz, feijão, farinha, etc.) receitas sujeitas a incidência monofásica revendidas a alíquota zero (xampus, condicionadores, etc.) receitas cumulativas (cigarro) e receitas tributadas à alíquota básica (1,65 e 7,60). Para cada tipo de receita vamos utilizar um CST de entrada e saída de PIS e COFINS diferentes, fora as outras informações que postei acima!

Então creio que para supermercados de maior porte, o mais viável seria o investimento em um ERP capaz de armazenar e gerar essa grande quantidade de informações! No caso de supermercados menores, até poderia tentar fazer a partir de softwares contábeis, mas mesmo assim o trabalho seria um grande desafio!

Considerando a forma de apuração do PIS e da COFINS anteriores, e da elaboração da DACON, os escritórios terão que se preparar com mais mão-de-obra, sendo que nosso trabalho vai ao menos triplicar!
E não é só ter mão-de-obra, ela precisa ser qualificada! Hoje mesmo não são muitos os que tem conhecimento necessário para classificar 20, 30 mil itens que um supermercado possui!

Obrigado pelas suas dicas!

Att,
Fabrízio
http://departamentofiscal.wordpress.com/

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 22:10

Pessoal Boa Noite

estive lendo os posts acima e gostaria de fazer um comentário...

"é necessário que os escritórios de contabilidade se aproximem dos seus clientes, analisem seus sistemas de faturamento, mesmo ecf, pois assim é possivel indicar sistemas/softwares que respeitam a legislação estadual/federal e proporcionam a seus clientes a geração dos arquivos do sintegra e principalmente os do Sped. "

Att

Adriano Leite

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Mauro Medina

Mauro Medina

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 00:45

Fabrizio e Adriano, Boa dia.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Fica ai a dica pois pelo que apurei o pessoal deste site também efetua integração entre sistemas o que pode facilitar o envio dos dados entre os clientes e escritórios contábeis.

Att.

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 08:18

Bom Dia

Alguém conseguiu validar algum arquivo que tenha ECF com alíquotas diferenciadas (Supermercado) e que o sistema utilizado foi o do escritório de contabilidade?

Obrigado!




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 16:10

Boa tarde Lucas!

ECF com alíquota diferenciada??? Pelo que me lembro de quando trabalhei com supermecados não existe essa situação!

Exemplifique melhor e talvez eu consiga te ajudar!

Já validei alguns arquivos da EFD PIS e COFINS de alguns clientes supermercadistas!

Att,
Fabrízio
http://departamentofiscal.wordpress.com/

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 08:15

Fabrizio/ Laís...

Eu estava lendo esse tópico e trabalho com a Contmatic. Semana passada fui no curso intensivão do Sped e eles estão preparados para receber os dados do ECF com as informaçoes de CF por CF com os dados de PIS e Cofins. No entanto, é necessário que o programador do ECF adeque o sistema de acordo com o Lay Out da EFD Pis Cofins disponibilizado pela Contmatic dentro do Arquivo do G5. O mesmo se chama MIMPSPED.doc e o modelo MODARQ.

Bom, eu já passei para meus clientes o arquivo para eles conversarem com o pessoal da TI...


Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 09:48

No meu caso o ERP da empresa gera o arquivo TXT, eu só valido aqui no escritorio e imprimo os DARFs do PIS e COFINS. Se ao validar aparecer "erros" eu comunico o cliente e ele contata seu fornecedor do ERP para resolver.
Se formos importar informações em nosso sistemas de escrita fiscal (por mais completos que eles sejam) ficaremos loucos. Então o mais coerente é que todo o arquivo que depender de "itens" de mercadorias, sejam gerados pelo proprio ERP do cliente.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 10:16

Mas isso Oswaldo, quando estamos falando de empresas maiores, onde tudo é controlado até mesmo pela parte interna da empresa.

Empresas menores, nao se preocupam em ter tudo controlado e gerado internamente...

É complexo, pois o pequeno empresário que a partir de Janeiro está obrigado ao EFD PIS/Cofins entende que é nossa responsabilidade fazer tudo... e para tirar esse conceito que culturalmente foi imposto a nós é complicado...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 11:28

Eu estou trabalhando em um supermercado aqui de SP, supermercado com faturamento 400mil média, com 4 ECFs. O contador deles utiliza contmatic e foi bem sincero ao dizer que não iria ter condições de gerar o arquivo. Acredito que nem seja pela capacidade ou não do Contmatic, mas por ser inviável para o escritório por ser realmente um trabalho árduo. Imagine que mesmo que o Contmatic ofereça soluções para a geração do arquivo, o escritório contábil deverá ter um funcionário exclusivamente para isso. Pelo menos no início da geração dos arquivos! O custo vai ser inviável.. qual é o valor gasto pelo escritório para cada funcionário e qual o valor do honorário pago pelo cliente?! Este eu acho q é um dos grandes problemas nos casos de supermecados de menor porte!

Estou trabalhando há quase 1 mês e ainda não consegui terminar nem o cadastro de NCM, pois este cliente não tinha nada cadastrado, estou corrigindo 9mil itens na unha! item por item, com CST de PIS e COFINS e os NCMs, e já aproveitando para revisar alíquota de ICMS e redução da base de cálculo. . Vou correr contra o tempo para terminar antes de janeiro!

E pra finalizar,

Não existe nenhum superSoftware, capaz de preencher automaticamente com as informações corretas! Existem os ERPs que facilitam (e muito) mas em um supermercado do porte do que foi comentado acima, geralmente existe 1 pessoa para cuidar de td! Ela é a famosa faz-tudo! Cadastro de produtos, preço, compras, recebimento, Folha de pagamento, contas a pagar, contas a receber.... Fazer com que essa pessoa entenda CST de PIS e COFINS... itens monofásicos, alíquota zero, substituição tributária. .. rsrsrsr É quase impossível!!!



Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 11:40

Carolione
Se o empresario não se preocupa em ter tudo controlado e gerado internamente, a partir de agora vai ter de ser preocupar.
Não fomos nós que instituimos esse sistema complexo e sim o governo, inclusive com multa de R$. 5.000,00 por mes de atraso.
Já existe a cultura de que nosso serviço é facil pois hoje tudo é feito pelo computador, e nossos honorarios são contestados quando pedimos reajuste.
Como poderemos assumir uma responsabilidade dessas.
Num supermercado onde as vendas são efetuadas por ECF, nao existe a minima possibilidade de ser validado o ECD se a empresa não tiver um ERP onde se cadastre adequadamente os produtos.
Ainda sabemos que o arquivo gerado com base nas informações do proprio ECF não contem informações sobre os codigos PIS-COFINS
Tem tambem o problema do codigo do produto, que é interno do supermercado.
Eu tenho um cliente supermercado (fat 700.000,00) portanto não é grande, que tem um ERP relativamente barato (paga mais ou menos R$. 1.000,00) e que vem me enviando os arquivos desde 07/2011 corretamente. Só faço a validação
O que eu faço sim, e isso é nossa obrigação, é orientar o cliente corretamente sobre o cadastro dos produtos, pois é aí que está o segredo.
Produto cadastrado corretamente, e ERP que funcione bem, problema resolvido.

Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 11:57

Oswaldo

Bom Dia

O papel do contador realmente é a de ORIENTAR (muito bem colocado por vc)

Precisamos entender como contadores que o governo não quer que nos preocupamos em preencher os dados do ECF em um sistema (Contmatic ou qualquer outro)... o que o governo quer é a memoria de calculo do ECF contendo os dados do cupom, resumos em fim. Portando volto a bater na tecla que precisamos orientar nossos clientes a procurar softwares de emissão de nota fiscal e ecf que estejam atualizadas com as necessidades do governo. Se o sistema não estiver não serve e nesse caso o contribuinte é que precisa assumir a responsabilidade perante ao fisco.

Att

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 13:36

Oswaldo, Adriano...

Boa tarde!

Até entendo e concordo com as afirmaçoes aqui expostas. Entendo mesmo!

No entanto, aqui trabalhamos com empresas grandes e pequenas, onde há diferenças na questão de INVESTIMENTO em programas de gestao.
Acontece que em pequenas empresas isso é considerado DESPESA e ao ver do pequeno empresário, não é tão importante... dessa forma, eles "jogam" a bomba na mão do contador, e nós temos que lançar cupom a cupom, alimentando nosso sistema fiscal e contábil para aí sim transmitir ao Governo as obrigações. Eu sei que não é o correto... o nosso papel é sim orientar... mas na realidade onde eu trabalho, acontece que se nós somente orientarmos os pequenos empresários e expor as implicaçoes de nao se entregar as obrigaçoes, eles relevam... e ao "lavarmos nossas mãos" entregando-lhes uma circular/comunicado eles procuram um outro colega que o atende...

Não sendo anti-ética, e ainda acreditando que nossa classe há de se juntar cada dia mais, existem situaçoes (que já vivemos) onde o colega que assume a contabilidade/fiscal, além de cobrar menos, alega que faz tudo, quando na realidade, ao recebermos a documentaçao de volta por exemplo, vemos que de fato nada foi feito. Nada foi entregue.

Esses dias mesmo no curso que fiz, uma colega disse que estava entregando a DACON dos clientes "zerada" para nao perder o prazo e depois retificava... sabemos que os prazos sao por demais complexos de se cumprir, até mesmo pq em tese trabalhamos mais para o Governo do que para os clientes, mas mesmo assim, as outras obrigaçoes nao param. Não temos tempo de pensar pelo cliente, de ser o auxilio para a tomada de decisões.
Acredito que sim, tudo está cooperando para nos tornarmos analistas de fato, e nao mais escriturários, mas o fato é que ainda não chegamos nessa realidade.

Enfim, concordo com voces. Fiz um curso com voce Adriano na Contmatic, logo que comecei na área... vai fazer uns 6 anos... aprendi muito com voce e inclusive aprendi sobre a necessidade de sermos "analistas" aqueles que apuram fatos ocorridos... e não tomar uma responsabilidade que não é nossa... mas ainda é difícil fazer isso se tornar pratica em ambos os lados (cliente/contador).

Um abraço,

Carol

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
NILSON PERINI

Nilson Perini

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 07:08

bom dia. tenho que entregar o sped pis-cofins e não sei como realizar os lançamentos do cupom fiscal pois o meu sistema de escrituração fiscal não importa o arquivo de texto que é gerado pelo sistema do meu cliente. alguem pode me ajudar.

Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 16:36

Nilson Perini

Boa tarde

seria interessante você entrar em contato com o suporte da SUPERSOFT SISTEMAS e questiona-los qual o layout a ser utilizado para importação dos dados do ECF. Feito isso vc precisa verificar com o fornecedor do sotware do ECF se ele faz a geração dos dados conforme esse layout da SUPERSOFT SISTEMAS.

Att.

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
edinei rogerio mesquita dos santos

Edinei Rogerio Mesquita dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 10:12

Bom dia!

Caros colegas, no momento me deparei com uma duvida, na implantação da ECF em uma empresa optante pelo Simples Nacional cujo movimento não ultrapassa os R$ 180.000,00 anuais, devo utilizar no cadastramento do sistema as aliquotas de 7 á 25% nas mercadorias, ou os 1,25% que é pago através do DAS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.