x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.010

Dúvidas Venda fora do Estabelecimento

Paulo Henrique de Assis

Paulo Henrique de Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 16:02

Boa tarde!

Por gentileza, gostaria sanar uma dúvida que é a seguinte:

Tenho um cliente é um revendedor de cigarros porta a porta. Desta maneira, ele toda semana carrega o carro com cigarros e vai até o seus possíveis clientes (até então ele não sabe se vai vender ou não).

Para isso ele faz a seguinte operação:

01) Emite uma NFe com o codigo 5415 (venda fora do estabelecimento);

02) Esta NFe dá baixa na estoque, ou seja, se ele tinha 100 pacotes de um determinado cigarro e ao emitir esta NFe ele colocou no carro 50 pacotes, no nosso programa vai constar os outros 50 restantes.

03) Com Esta NFe ele vai de cliente por cliente e vende um pouco aqui, um pouco ali, mais um pouco para um terceiro cliente e assim por diante.

04) Em cada cliente que ele vende, ele tira uma nota fiscal (Talonário, bloco manual conforme legislação em vigor) serie 1 com os produtos solicitados.

05) No final do dia, se ele vendeu tudo, ou seja, como no exemplo ele vendeu os 50 pacotes, ele não faz mais nada pois não tem produto sobrando.

06) Mas, se no final do dia, ele não conseguiu vender tudo e digamos que tenha sobrado 10 pacotes, ele emite uma outra NFe de retorno de mercadoria. Com isso o produto retorna ao estoque, ou seja, se ele tinha 100 no início do dia, emitiu uma NFe de 50 e consequiu vender apenas 40, ao emitir a NFe de retorno de mercadoria, o estoque ficará com 60 (50 iniciais + 10 que sobrou);

Bem até ai o sistema faz. O meu problema começa agora.

Temos que lançar no sistema também estas Notas fiscais que ele tirou manualmente (as NF que ele tirou quando realmente vendeu o produto). São estas as notas fiscais que geram receita para ele.

A pergunta é: Eu posso usar algum CFOP específico que quando eu lançar estas NF o sistema não dê baixa novamente no estoque.


Voltando ao primeiro exemplo em que eu vendi tudo: Se eu lançar e o sistema der baixa novamente, um produto que eu tenho fisicamente 50, o sistema irá constar que o estoque estará zerado.

Até Mais...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 10:50

Paulo Henrique,
bom dia.

Muito pertinente seu posicionamento àcerca do estoque que envolve operações sem destinatário certo.

Quando a venda foi efetiva, através da emissão da NF manual, o CFOP a ser utilizado deverá ser mesmo o de venda.

Dessa forma, a fim de evitar duplicidade na baixa do estoque após lançar as vendas efetivadas, sugiro entrar em contato com o suporte do seu sistema para que possam parametrizá-lo, o que poderá ser feito, vinculando-se a NF de venda com a NF de remessa, tal qual ocorre nas operações de consignação.

Após solução, peço retornar postagem por ser o tema bastante interessante que poderá beneficiar a quem lida com esse tipo de operação.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Paulo Henrique de Assis

Paulo Henrique de Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 18:23

Boa tarde Hugo.

Então, eu sou responsável pelo sistema, porem essa dúvida que eu levantei foi um de nossos clientes que me questionou, por isso não sei o que fazer, pois gostaria de uma ajuda, sendo que não tenho conhecimento contábil para tomar uma decisão dessa. Mas existe algum tipo de CFOP que eu possa usar, para que, quando for efetuar os lançamentos os itens vendidos fora do estabelecimento, eu possa fazer alguma condição que se for um tal tipo de CFOP o sistema não de baixa no estoque?

Atenciosamente.
Paulo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 19:58

Paulo Henrique, boa noite.

Não há como utilizar outro CFOP que não o de venda, para conciliar o estoque.

Talvez a saída seja criar um mesmo CFOP de vendas, que seria atribuído exclusivamente para as vendas do bloco S/1, que não geraria o estoque.

De toda forma, sugiro entrar em contato com a SEFAZ do seu estado para que lhe oriente de acordo com o Regulamento Tributário de SP para a questão ora apresentada.

Att
Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 11:21

Bom dia!

Remessa para venda fora do estabelicimento (Venda ambulante) do PR para MT, alguém dos colegas sabe os procedimentos?
há necessidade de se credenciar no estado do MT?

grato!

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.