x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 674

Lançto nf com IPI

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 16:11

Boa tarde...
Estou com uma dúvida no lançto de nfs com IPI destacado. Meu cliente é comércio varejista, lucro presumido, e compra mercadorias de empresas q vem com IPI destacado. Li muito e pelo q entendi, como ele é comércio, devo lançar o valor do IPI em OUTRAS. Até aí, a nota fecha. Só q qdo lanço os itens dessa nota, fico com diferença no valor do IPI, pq os itens são lançados pelo valor do produto e o valo contábil da nota, soma os produtos ao IPI. Posso lançar esse valor de IPI em despesas acessórias?? Qual a forma correta de lançar esse tipo de nota??

Obrigada!!!

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 11:18

Bom dia Simone

Vou explicar exemplificando com valores, ok?

Por ex.: valor total da NF 1.000,00
valor produtos 900,00
valor IPI 100,00
valor icms 162,00

A escrituração será:

Valor contábil 1.000,00
BC ICMS 900,00
ICMS 162,00
IPI - deve apenas ser informado no campo observação do livro fiscal.


atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 12:01

Bom dia, Enides....
Desculpe a insistência, mas se eu lançar dessa forma, o lançto não fecha vc não acha?? Pq se o valor da nota é 1.000,00, vai ficar faltando informar 100,00 para o fechamento ficar certo. Estou muito confusa com esse lançto...

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.