x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.386

Conhecimento de transporte

Larissa Oliveira

Larissa Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 16:21

Boa tarde,

Temos uma distribuidora, Lucro Real, e a minha dúvida é a seguinte: Como devo lançar o Conhecimento de Transporte, no Registro de Entrada, posso utilizar o crédito de ICMS e como devo fazer isso?

Desde já agradeço, e parabenizo pelo Fórum, pois tem me auxiliado muito.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 08:31

Bom dia Larissa !

A empresa pode tomar o crédito do ICMS dos fretes pagos do transporte das mercadorias para revenda, isso será feito normalmente da mesma forma que é feita com as mercadorias para revenda.

O Fiscao só não aceita tomar o crédito de fretes de aquisição de Materiais de Consumo ou outras despesas da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANA PAULA GHELLER

Ana Paula Gheller

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 11:30

Bom dia..
Estou com a seguinte dúvida....

Vendemos leite para diversas empresas que por sua vez contratam os transportadores....
Quando sai de nossa empresa, muitos destes transportadores saem apenas com a nossa nota fiscal de venda...não emitem o conhecimento de frete!

Questiono...qual a nossa obrigação perante o fato? Por exemplo...caso um destes transportadores seja pego pela fiscalização sem o conhecimento de frete da carga, qual as implicações que podemos sofrer??

Obrigada!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 08:24

Bom dia Ana Paula !

O importante é estar anotado no campo de cada nota fiscal "Frete por Conta" que o responsável pelo mesmo é do destinatário e não do rementente.

Com isso a obrigação de escriturar o Frete, bem como contratação e pagamento é do destinatário.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.