x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.260

Lucro presumido - Importadora

Frederico

Frederico

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 21:42

O Problema: Não sei calcular os impostos (LUCRO PRESUMIDO) , logo não consigo fazer formação para “preço de venda”.

Segue exemplo com Dúvidas:

Nota Fiscal entrada:

Base calculo ICMS: R$ 118.077,72
Valor ICMS: R$ 21.254,01
Valor total dos produtos: R$ 70.385,53
Outras despesas : R$ 15.880,33
Valor IPI: R$ 10.557,83
Valor total da Nota : R$ 118.077,70

Suponhamos que vou vender esta mercadoria por “R$ 500.000,00”, mas não sei quanto vou pagar de imposto sobre “esta nota de venda” (Para simplificar, suponhamos que seja uma venda única,ou seja uma nota só e um produto só)

Quais impostos terei que pagar por esta NF saída de R$ 500.000,00 ? Como calcular estes impostos ?
Por ser importadora,deve-se abater o icm e ipi de entrada x saida?
Qual o valor e calculos para nota saida?
Valores pis, cofins, iprj ,csll referente esta nota?
algo mais a pagar?

Grato pela atenção dispensada.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 23:16

Frederico.

Caro.

Seja bem vindo ao Forum Contábeis.

O Problema: Não sei calcular os impostos (LUCRO PRESUMIDO) , logo não consigo fazer formação para “preço de venda”.

Já pensou em contratar um contador? talvez este possa lhe ajudar a calcular seus impostos e certamente lhe assessorar da melhor maneira possível.

Até poderíamos lhe dar uma dicas por aqui de como calcular seu preço de vendas pois existem diversas formas para o cálculo do preço de venda, veja por exemplo uma das utilizadas no universo empresarial.

Preço de Venda = Custo do produto ou serviço X Índice de comercialização.

O índice é o resultado da soma dos percentuais dos impostos de comercialização, como o SIMPLES, ICMS, ISS, etc., mais o percentual do custo fixo (custo fixo dividido pelo faturamento mensal médio anual), mais o percentual das comissões e frete, e também o percentual referente à margem de lucro desejada, ou possível do produto ou serviço.

Para determinar o índice, é necessário subtrair de 100% o resultado do item 2 e depois dividir por 100, para que o número fique de forma centesimal.

Para encontrar o índice, divida 1 pelo número encontrado no cálculo do item 3.

Uma simples formula ajudará a entender o mecanismo meu caro Frederico.

(100% - (% Impostos + % Custo Fixo + % Comissão + % Frete + % Margem de Lucro))
________________________________________________________________
100

Depois de encontrar o resultado desta fórmula, divida 1 pelo resultado obtido. 

Exemplo do cálculo do preço de venda:
1. Custo do produto = R$ 9,00
2. Imposto = 4,0%
3. Comissão = 3,0%
4. Custo Fixo = 25,0%
5. Frete = 6,0%
6. Margem de Lucro = 15,0%
7. Cálculo do índice = 

(100-(4+3+25+6+15)) = 47 / 100 = 0,47 = 1 / 0,47 = 1,89
PV = 9,00 X 2,13 = 19,17

Bom, é isso na impossibilidade da contratação de um contador ou escritório contábil para fazer os trabalhos para você, busque aqui no fórum contabeis (através da ferramenta de pesquisa) as alíquotas que as empresas tributadas pelo lucro presumido estão sujeitas.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Frederico

Frederico

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 00:16

Caro Claudio,

Achoque como iniciante nao me expressei corretamente.
Tenho uma importadora e tenho uma empresa de contabilidade.
Porem devido a burocracia, erros do primeiro contador, a empresa só ficou apta a importar a pouco tempo.Mediante aos problemas com o primeiro contador, fui obrigado a trocar de contabilidade.Na primeira reuniao ja me foi dito que eu nao poderia optar pelo simples pois ja havia passado os 6 meses de abertura da emprea, entao a opcao era lucro pres. ou real, como nao entendo deixei a cargo deles e assim optaram como lucro presumido. Agora o problema em si nao tem a primeiramente com formação de preços, no qual nao tenho problemas em relacao a este departamento. O problema é o seguinte:

Sei que tenho que pagar 5,93% = Irpj ,csll ,pis, cofins ok?
Pergunta: sobre o total da nota ou da diferença entre a nf entrada x saida?
Pergunta?Depois de tirar a nota, pago 18%icms e 15%ipi sobre o total da nota ou da diferenca?
Posso abater o icms e ipi entrada com o de saida?

Espero ter me expressado melhor e peço desculpas pela anterior.

Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.