x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 6.943

Nota Fiscal sem série e prazo para digitação

Vitor Porto Santos

Vitor Porto Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 16:41

Ola galera,

Seguinte, estou mudando de setor aqui na minha empresa e passei a lançar nota fiscal de entrada. Quando a NF não tem série eu deixo em branco? E sobre o prazo para lançamento, existe algum prazo? Se alguém tiver algum link sobre o assunto e puder me passar pelo fórum.
Obrigado

Quetlin Angélica da Silva

Quetlin Angélica da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 21:16

Boa noite, Vitor!

Geralmente os sistemas não permitem que seja escriturada uma NF sem série.
Se a NF for eletrônica você pode tentar visualizá-la no portal da NF-e, há casos em que a NF tem série, só não está impressa no Danfe.

Caso seja uma NF de papel, você pode "inventar" uma série, só para escriturá-lá, do número 1 a 999.999.999, é recomendável que você sempre utilize a mesma série para esses casos e anote na NF a série que você lançou, caso seja necessário uma posterior consulta.

Vitor, o correto seria você entrar em contato com a empresa emissora, pois a série é um dado obrigatório da NF, porém, tudo dependerá do seu volume de trabalho e disponibilidade de entrar em contato com tais empresas.

A NF tem que ser lançada dentro do mês de emissão.
O prazo para se creditar do ICMS é cinco anos.

Espero ter lhe ajudado.

Sds!

Maior que meus sonhos não posso ser.
Vitor Porto Santos

Vitor Porto Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 08:38

Hum, entendi.

O meu sistema aceita o lançamento da NF sem a série, só que eu fiquei pensando no efeito do livro fiscal. O modelo seria a mesma coisa que a série? Pois tem algumas notas que vem o modelo e não vem série.

Sobre estar entrando em contato com as empresas eu acho meio complicado, pois pode-se dizer, que tenho um número razoável de NFs que não vem número de série especificado, inclusive as NF-e de prestação de serviços municipais.

A pessoa anterior lançava como série UN (única). É correto?

Desde já, grato pelos esclarecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.