x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 5.580

ICMS ST Santa Catarina / SP

giorge benedet

Giorge Benedet

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 09:46

Bom dia a todos!

Estou com a seguinte duvida:

Vendemos listelos ceramicos (NCM 69089000) para o estado de SP, segundo minha contabilidade somente os estados de MG E RS devem tem ICMS ST destacados na nota fiscal pois não tem acordo com esses estados.
Meu cliente de SP me ligou dizendo que esta com problemas na revenda das nossas mercadorias pois a nota esta indo sem ICMS ST e ele tira nota de venda tb sem ICMS ST, gostaria de saber como ele deve proceder e se realmente nossas notas devem ir sem ICMS ST destacados na nota fiscal, conto com a ajuda de vcs, obrigado

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 15:11

Boa tarde Giorge,

Não entendo muito sobre a sua mercadoria, mais pela NCM, ela poderia se aplicar no protocolo 32/09, que cita:

NCM´s:
"69.07
69.08
Ladrilhos e placas de cerâmica, exclusivamente para pavimentação ou revestimento."

Se o seu produto for o mencionado, haverá cobrança de ICMS ST, na seguinte condição:

"Cláusula primeira Nas operações interestaduais com as mercadorias listadas no Anexo Único, com a respectiva classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul / Sistema Harmonizado - NCM/SH, destinadas ao Estado de Minas Gerais ou ao Estado de São Paulo, fica atribuída ao estabelecimento remetente, na qualidade de sujeito passivo por substituição tributária, a responsabilidade pela retenção e recolhimento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS relativo às operações subseqüentes. "


Para fins de executar o processo correto, confira o protocolo 32/09, e verifique se suas condições se aplicam para a obrigação.

Abaixo o link do protocolo:
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/protocolos/icms/2009/pt032_09.htm

Espero ter ajudado.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto
Saul

Saul

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:50

Nessa mesma situação SC para SP com NCM 8443 teria incidência de ST e qual alíquota ? O que mudar para cliente super simples ?

"Eu não sou eu nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro."

mário de Sá Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.