x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.862

nota fiscal de entrada

GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:33

Olá, tenho um cliente que comprou algumas mercadorias no exterior, porem as mesmas nao possui nota fiscal.
Ele pode emitir uma nota dele mesmo dando entrada nessa mercadoria?
ele será tributada na entrada?

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM

Elisabete Cristina Florindo Crispim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 10:36

Bom Dia a Todos!

Gostaria de uma ajuda, empresa importa mercadorias da China e quando emitimos a nota fiscal de entrada sabemos que devemos considerar nesta nota fiscal de entrada todos os custos do produto (incluindo:icms,ipi,imposto de importação ,pis, cofins, capatizia,taxa de embarque,etc) tenho dúvida quanto a variação cambialdevo inclui-la na nota fiscal também?ou emitiria a nota fiscal eletronica de entrada com estes valores mas quanto a variação cambial faria um lançamento contábil de variação cambial (despesas operacionais) para fechar a conta de adiantamento para importação?

ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM
"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." (Dom Hélder Câmara)
lilian maria ferreira de almeida

Lilian Maria Ferreira de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 12:51

ei Geysiane,

Nao posso te ajudar muito, pois estamos falando de estados diferente, porem andei pesquisando sua legislaçao do icms e no artigo 109 (inciso vi) com o paragrafo 5º inciso III e artgio 110. fala sobre a emissao de nota fiscal no caso de importaçao de mercadoria.

Oculto3f8?OpenDocument" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">app1.sefaz.mt.gov.br

Copia e cola este link

Atenciosamente,
Lilian Maria
"Ate aqui o Senhor nos ajudou"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 14:02

Boa tarde Elizabete !

Olha, eu já tabalhei em empresa com importação e fazia o fechamento deste processo, nas notas ficais são somados os custos do que realmente foi pago; mercadorias, impostos, taxas, fretes, enfim...

Não entra variação cambial nesta soma no fechamento e emissão da nota fiscal complementar.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM

Elisabete Cristina Florindo Crispim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 14:44

Obrigada pela resposta Gilberto!

Ocorre que lanço contabilmente tudo que pago para importar a mercadoria em uma conta contábil chamada "Adiantamento de Importação" e quando envio o valor para a empresa que vai mandar a mercadoria as vezes o valor fica com diferença por causa do cambio do dolar, quando emitimos a nf acontece de ficar uma diferença que notamos ser a diferença do valor que foi enviado para o valor que fechou a importação(por causa da conversão da moeda). Por isso perguntei.Temos lançado esta diferença para fechar a conta de adiantamento como "Variação Cambial" mas fiquei em dúvida se este valor também não comporia o custo da mercadoria importada já que foi mandado para o fornecedor fora do país.

ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM
"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." (Dom Hélder Câmara)
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 15:10

Olá Elisabete !

O que eu quis dizer é o seguinte, o que entra no custo é o "que foi efetivamente pago".

Se houve pagamento desta diferença cambial, tudo bem, também entra no custo.

Não sei se entendi o que você disse, se a empresa pagou 10 mil de adiantamento e na retirada pela variação a mercadoria vale 11 mil, se for isso, não é contabilizado esta variação cambial.

O valor da mercadoria é o que realmente foi pago.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.