x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.622

Substituição Tributária

Lilian SCS

Lilian Scs

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 15:49

Boa Tarde,
Estou iniciando na esccriturção fiscal, já observei que no site há varias postagens porém tenho dificuldade em entender os tópicos com a legislação em si. Vocês poderiam me orientar mais claramente? Uma empresa do simples nacional, comercio varejista de bebidas e refrigerantes que comprará mercadoria em SP que possui já a ST destacada em sua compra que irá enviar esta mercadoria para a sua filial em Natal, qual o ICMS que deverá pagar....e vise versa

Agradeço desde já a explicação

grazielle teixeira de rezende

Grazielle Teixeira de Rezende

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 16:07

Lilian, poderia por favor explicar melhor sua pergunta.
A sua matriz não vai vender a mercadoria, e sim transferir.
Mas vc tem que explicar melhor, por favor.

Ficou dificil de entender a pergunta ok.

Vandemir José da Silva

Vandemir José da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Operações
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 17:24

Boa tarde,
estou com dúvidas nos cálculos da ST. Gostaria de ajuda.
Sou importador de NCM 8708.70.90 (peças automotivas) com regime de lucro presumido. Atualmente só atuo no meu estado SC onde não necessito destacar ST pois já recolhi na entrada por SC.
Estou negociando com outros estados brasileiros meus produtos, e precisarei destacar a ST.
Vocês poderiam me ajudar com os cálculos para os outros estados? Ou me direcionarem para algum tópico já comentado?
Obrigado.
Vandemir

Lilian SCS

Lilian Scs

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 10:04

Desculpe, vou tentar simplificar.... a empresa é um comercio que possui uma filial em Natal, ele irá comprar mercadoria em S.Paulo e transferir para a filial em Natal. A venda desta mercadoria será feita pela Matriz, a filial é um canal de envio de mercadoria. Mas a filial fará venda também quando for o caso. A mercadoria adquirida será cerveja e refrigerante, podendo a matriz também enviar esta mercadoria para a filial em S.Paulo para revenda.

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 11:02

Bom dia Lilian,

Pelo meu entendimento não há o que se falar em ICMS, pois a empresa é optante pelo Simples Nacional, e referente a ICMS ST, geraria dúvida por causa do MVA Ajustado, porém conforme link abaixo, não se aplica mais para empresas do Simples.

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/convenios/icms/2011/cv035_11.htm

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto
grazielle teixeira de rezende

Grazielle Teixeira de Rezende

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 18:30

Lilian, boa noite.

Bem, pelo meu entendimento a matriz vai adquirir a mercadoria e transferir para suas filiais.
Na transferencia, existe sim a incidencia do ICMS.
Mas vc não precisa se preocupar com o ICMS vez que sua empresa é optante pelo simples nacional.
Vc terá que prestar a informaçao de incidencia de ICMS no site da receita quando for emitir sua guia do simples nacional

Regiane Rodrigues

Regiane Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 11:00

Bom Dia.

Tenho uma empresa no ramo de restaurante que emite Cupom Fiscal, ele compra mercadorias com ST (refrigerante por exemplo) que vem destacado na nota fiscal de compra. Quando ele revende esta mercadoria, ele tem que discriminar no Cupom Fiscal que a mercadoria tem ST?se sim, quando eu emitir a memória fiscal da máquina Cupom FIscal , vai sair discriminado os produtos com e sem ST.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.