x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 6.283

ISS Belo Horizonte

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 13:01

Boa tarde a todos!

Não sei se a minha dúvida se encaixa nessa sala.. Caso não seja apropriado, peço desculpas pelo erro.

Estou precisando comprovar que paguei para a prefeitura de BH o ISS de uma nota emitida aqui em BH. Quando eu consulto a guia no BHIssDigital, não consigo vizualizar a relação das notas que compõe aquela guia.

Por se tratar de nota fiscal eletrônica, elas não são informadas na DES, logo também não consigo essa relação na DES.

Alguém saberia me informar como eu faço para visualizar as notas que compõem uma guia de ISS próprio da prefeitura de Belo Horizonte?

Grata pela atenção,

Aline Pinho

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:22

Boa tarde Aline,


No Portal BHISSDIGITAL, no link a seguir, clicar em "GUIAS ISS" ao lado esquerdo, após fazer a "Autenticação", tem opção de consulta por Nota Fiscal e ou por guia.

Acessar a barra "Guia de Nota Fiscal", no alto esquerdo da página, opção "Consulta"



http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/portal/index.php

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:30

Mário,

Obrigada pela atenção!

Mas eu já consultei essa tela e não consegui identificar as notas. Por exemplo, se eu consulto pelo número da guia, aparece a guia e as únicas opções que eu tenho são: cancelar, retornar ou emitir a guia. Se eu consulto pelo número da Nota Fiscal, aparece a mesma guia e com as mesmas opções. O que eu preciso é provar para um cliente que o ISS já foi recolhido e está compreendido dentro do valor total de uma guia específica.

A empresa na qual trabalho tem filiais na cidade de São Paulo e no site da prefeitura de lá, eu consigo visualizar as notas que compreendem uma guia sem problemas.

Aqui, o BH Resolve não sabe me informar...

Att,

Aline Pinho

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:38

Aline,

Pelo número da GUIA:

Se solictar a opção "imprimir", na Guia aparecera a relação de todas as Notas Fiscais que pertenem a mesma.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:53

Mário,

Quando eu digito o número da guia e clico em Pesquisar, como resultado da busca, aparecem os seguintes dados: Número da Guia, Nome da Empresa, Data de Pagamento, Competência, Status. O único campo que permite a consulta é o de Número da Guia. Se eu clico ali, abre a guia mas não tem a opção de imprimir, apenas de cancelar, retornar ou emitir a guia como eu havia dito anteriormente.

Mudando de assunto, vi o artigo que você postou no fórum sobre um falso e-mail da secretaria da fazenda do estado de São Paulo. Esse mês, recebi um e-mail da prefeitura de São Paulo informando ausência de pagamento para uma competência específica. Pediam esclarecimentos ou o comprovante de pagamento da guia para o e-mail: @Oculto. Eu consultei a guia no site da prefeitura de lá e constava a informação de guia quitada. Mandei um e-mail informando e com o comprovante de pagamento mas não recebi nenhuma resposta. Sabe me dizer se mais alguém teve esse tipo de problema?

Obrigada,

Aline Pinho

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 16:19

Mário, muito obrigada!

Fiquei com receio de "emitir a guia" e gerar uma nova guia com cálculo de juros e multa.

Excelente fim de semana!

Aline Pinho

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 10:19

Bom dia!

Algum colega de Belo Horizonte saberia me informar como faço para retificar a DES? Em Julho, um cliente destacou a retenção do ISS na NF, mas a pessoa que deu entrada na nota não fez essa retenção. Agora, eu fiz uma guia e paguei esse ISS.

Outro problema, é que eu perdi o backup das declarações enviadas nesse mês e só tenho o protocolo de entrega em papel.

Saberiam me informar se eu tenho que informar todas as notas novamente? E onde eu informo que a declaração é retificadora?

Desde já agradeço a atenção,

Aline Pinho

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 10:51

Bom dia Aline,


Já que não possui o Backup da DES, devera digitar todas as Notas Fiscais que constam na mesma, ou seja, serviços tomados e prestados caso tenha que informar.


Na Nota Fiscal em que tinha retenção, basta não informar tal retenção.

No momento de GRAVAR a DES para transmissão é que devera informar que trata-se de DES Retificadora e neste momento, devera informar o protocolo de entrega, data e hora da DES original.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 19:31

Boa noite!

Um cliente que não está localizado na cidade de Belo Horizonte fez retenção indevidamente de ISS em uma nota de serviços. Quando chegou a data do pagamento, ele pagou o valor da nota deduzindo o valor do ISS retido.

Assim, ficamos na seguinte situação: eu paguei o ISS devido pelo faturamento e ele pagou o ISS retido, ambos para a prefeitura de Belo Horizonte. Logo, paguei pelo erro dele.

Esse cliente me disse que não vai pagar o restante da NF porque EU tenho que fazer o pedido de restituição na prefeitura de Belo Horizonte porque, segundo ele, somente o prestador de serviços pode fazer o pedido de restituição.

Saberiam me dizer qual a base legal para essa afirmação? Se ele recolheu o ISS no CNPJ dele, ele mesmo não consegue entrar com o pedido de restituição?

Obrigada pela atenção,

Aline Pinho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.