x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.479

redução de base calculo icms

lairton hugo da mota oliveira

Lairton Hugo da Mota Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 14:24

Bom dia!


Pessoal, tenho 3 drogarias e estou migrando do Super Simples p/ lucro real no próximo ano, fiz contas e achava que seria bem mais vantajoso. No entanto me deparei com a seguinte situação;

Redução da base de calculo de ICMS na ordem de 41,18% para as distribuidoras de medicamentos de Goiás em venda interna. Queria saber como vou aproveitar este crédito destas notas.ex.

Compra R$ 100.000x Redução BC 41,18%= credito de R$ 9.999,99 de icms
venda dos produtos nota R$ 130.000x17%=R$ 22.100,0 de débito icms
diferença a ser paga R$ 12.101,00 um valor muito alto.
Pergunto, se comprei com redução de base de calculo, pode aplicar a mesma redução na minha saída?
Preciso muito que alguém me ajude, pois desta maneira estarei pagando ICMS além da minha margem de ganho, o governo dá o benefício para as distribuidoras mas quem paga a conta somos nós do varejo.

Agradeço desde já!

EDUARDO R.ANTUNES COELHO

Eduardo R.antunes Coelho

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 17:21

Lairton, você tem que verificar a lei que permite aos distribuidores essa redução e ver se ela se aplica também aos varejistas. Aqui no MS existe leis de redução base de cálculo do ICMs beneficia somente aos atacadistas/distribuidores e outras que também beneficia os varejistas.

Att. Eduardo Ramos

lairton hugo da mota oliveira

Lairton Hugo da Mota Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 17:29

Boa tarde!


Eduardo, na lei que beneficia as distribuidoras não fala sobre o varejo. É comum existir outra lei em separado que reduza a base de calculo no fim desta cadeia ou seja, varejo? Caso não exista vcs conhecem algum caso no brasil de algum caso ganho na justiça ou alguma coisa assim, pq na verdade o Estado não está dando benefício algum, está somente desonerando os distribuidores e sobre taxando o varejo que paga icms sobre uma margem que não ganha.


Agradeço se puder colaborar.


Att. Lairton

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.