x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 16.730

Numero da Nota fiscal

MARIA GABRIELA MOREIRA DE SOUZA

Maria Gabriela Moreira de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 13:44

Boa Tarde,
O sistema do meu cliente só tem 6 caracteres para preenchimento do numero da NF, e ele recebeu uma NF com mais de 6 caracteres. Ele pode deixar de digitar o último caracter da esquerda para a direita ou ele vai ter que pedir para o programado dele corrigir o programa?

Maria Gabriela Moreira de Souzza
Giliard do Carmo

Giliard do Carmo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 14:01

O correto é solicitar ao programador que "ajuste" o sistema, ja que as novas obrigações ja estao preparadas pra receber documentos com ate 9 digitos, o que poderia implicar em alguma divergencia.

Giliard do Carmo
Analista Fiscal - Pleno
Giliard do Carmo

Giliard do Carmo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 10:08

Maria Gabriela, bom dia!

Desculpe a demora.

O proprio sistema SINTEGRA e NFE ja preve este erro.

Porem deve ser corrigido quando possivel..

O que pode ser feito é preencher com os ultimos 6 digitos da NF.

Quando eu trabalhava em escritorio de contabilidade o proprio sistema se encarregava de preencher com zeros a esquerda para completar os nove digitos. Hoje eu tenho que preencher manualmente na escrituração do documento.

No portal da Nota Fiscal eletronica voce encontra:
Como efetuar a escrituração de 6 caracteres nos arquivos SINTEGRA se a NF-e permite 9 caracteres?

O Manual de Orientação do Convênio ICMS 57/95 (SINTEGRA) prevê o tratamento para a situação reportada, no item 11.1.9A

Observe o que diz no manual do Sintegra:

11.1.9A - CAMPO 08 - Se o número do documento fiscal tiver mais de 6 dígitos, preencher com os 6 últimos dígitos;

Então o que podera dar problemas é futuramente no cruzamento das informações do SPED. .. mas isto é muito pra frente ainda.

Ate la tente isto, boa sorte.

Fontes:
http://www.nfe.fazenda.gov.br
www.fazenda.gov.br

Giliard do Carmo
Analista Fiscal - Pleno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.