x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 13.255

produto industrializado transformando p/ venda

Lesley Bezerra

Lesley Bezerra

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 09:01

Bom dia tenho um cliente que esta no lucro real e o mesmo produz capa de sofa, porem a mercadoria chega pano, linha, elastico como devo proceder para estar dando entrada no material para industrializacao e depois transformando ele em capa e alimentando o meu estoque para q seja feita a venda.

Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 10:21

Bom dia Lesley !

Primeiro esta empresa deve ter cadastro de atividade industrial.
Para a indústria, todo este material que vão compor o produto final tem a definição de "matéria prima".
Você deve analizar todas as mercadorias que irão integrar este produto, até mesmo as embalagens e dar entrada no Livro de Reg. de Entracas com o CFOP 1.101/2.101/3.101, de acordo com a origem da materia prima.
O estoque vai ser formado por: Matéria Prima, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados.
A venda será efetuada com os CFOPs 5.101/6.101/7.101 também de acordo com a origem do cliente em questão.
Vale lembrar, que deve-se ter cuidado com os materiais de consumo para não os classificar como matéria prima, porque não se pode tomar crédito do ICMS destes produtos, somente da matéria prima.


Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Lesley Bezerra

Lesley Bezerra

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 11:18

Acho que eu nao soube me expressar e o seguinte eu compro a materia prima ex: pano, linha elastico ai com qual cfop que darei entrada na nota e depois como passarei a mateira prima pra produto acabado para dar baixa no meu estoque de materia prima e alimentar o meu estoque de produto acabado? eu teria q emitir uma nota para industrializacao e depois retornar com uma de produto acabado? estou perdido me ajude por favor

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 17:13

Boa tarde Lesley !

Os CFOPs para entradas de materias primas são os que eu citei acima; 1.101/2.101/3.101.

Não há necessidade de emitir notas para baixar matéria prima e dar entrada em produtos acabados, o que se faz é um levantamento de estoques, que pode ser mensal, onde já se faz a separação: Matéria Prima, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados.

Já trabalhei em várias indústrias, inclusive trabalho em uma industria atualmente, e trabalhei em escritorios também, e é esta a forma utilizada, não é necessário emissão de notas fiscais de MP para PA.

Todas as entradas são nestes CFOPs citados, as saídas são de produtos acabados nos CFOPs citados acima, e somente no levantamento de estoques que se tem as quantidades separadamente.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.