x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 856

Alexandre Dantas

Alexandre Dantas

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 22:28

Olá, sou formado em contábeis e, infelizmente não estou atuando, no momento trabalho como assistente de vendas no ramo de carrocerias metálicas. E surgiu uma dúvida do cliente em relação à nota fiscal, o cliente me perguntou o seguinte se ele passar no posto fiscal com a nota do furgão que nós vendemos, ele tem que pagar o ICMS, procurei me informar na empresa eles me orientaram a dizer que o cliente paga o ICMS. Minha Dúvida é a seguinte na Faculdade eu aprendi que quem vende paga o ICMS sobre a venda e, se o cliente for lucro REAL ele terá um crédito de ICMS sobre a compra. Ou estou errado? Aproveitando no mesmo caso, se o cliente estiver no SIMPLES como faz? Desde já muito obrigado a todos até mais.

























Felipe Pereira de Souza

Felipe Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 00:05

Alexanre,
Conforme o disposto em nossa Constituição (art. 155, §2, I), o ICMS tem por princípio a não comutatividade, ou seja, o contribuinte poderá se compensar do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. Dessa forma, independente do Regime de tributação, esse princípio prevalecerá, além disso, se tratam de regimes de tributação Federal e o ICMS é um imposto de competência Estadual.

A Exceção se dá ao SIMPLES Nacional, pois não tem direito ao crédito do ICMS, porém, quando um contribuinte deste regime vende mercadoria para posterior comercialização ou industrialização (de empresas RPA) , o adquirente terá direito ao crédito, da seguinte forma:

LC 123/2006

(...)