x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 8.185

CFOP para torrefação de café

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 22:49




Olá amigos do fórum, preciso da ajuda de vocês.

Estou com a seguinte dúvida em relação ao CFOP:

Tenho um cliente que manda as embalagens para o produtor do café para empacotar o café, dai ele manda como remessa para o produtor de café com código:

5.920
Remessa de vasilhame ou sacaria
Classificam-se neste código as remessas de vasilhame ou sacaria

Lá o produtor embala o cafe com a embalagem do meu cliente, e e remete a mercadoria embalada tirando uma nota de serviço pela mão de obra (embalagem), emite uma nova de venda do cafe, e emite uma nota de:
5921
Devolução de vasilhame ou sacaria
Classificam-se neste código as saídas por devolução de vasilhame ou sacaria

Com a remessa desta nota 5921 como eu dou entrada aqui no meu livro fiscal? Como ele está tirando a nota me devolvendo separado do cafe, como eu faço para dar saida destas embalagens no meu estoque? Aqui conhece o procedimento correto?

Agradeço a todos que puderem me ajudar

Abraços

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 08:40

Bom dia Tiago !

Esta classificação está errada, porque vasilhame ou sacaria não são embalagens, não integram o produto final.

Por exemplo: quando você compra um pacote de café, está comprando o produto com a embalagem, o vasilhame e a sacaria??? Somente a embalagem faz parte do produto final.

A embalagem agrega valor ao produto, já a sacaria ou vasilhame servem somente para o transporte do produto ou mercadoria.

Nas entradas de embalagens a classificação contábil e fiscal é feita como matéria prima e esta remessa tem que ser classificada como Remessa para Industrialização CFOP 5.901/6.901, classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

Pesquise aqui no Fórum como é feita esta operação, porque tem muitos tópicos já respondidos à este respeito.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.