x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.026

Devolução de mercadoria

Juliana Almeida

Juliana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:46

Bom dia,

Uma empresa fez uma devolução. Porém ao inves dela emitir a nota modelo 1, o fornecedor dele emitiu uma nota de entrada com cfop 1411.

Tem como eu lançar essa nota? mesmo não sendo o meu cliente que emitiu?

Ou será que posso fazer agora uma nota modelo 1, só para fazer essa devolução?

Grata,
Juliana

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:03

Especifique melhor a operação. Sua empresa vendeu para quem? Estão devolvendo objeto de venda de sua empresa? Em caso afirmativo, a empresa que deve realizar a devolução, tem de ser a mesma para qual você vendeu, não poderá uma devolução de venda direta vindo de algum cliente de seu cliente.

Juliana Almeida

Juliana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:11

Eu faço a contabilidade da empresa A.

A empresa A comprou uma mercadoria da empresa B, essa mercadoria estava com defeito então precisamos devolver.

O correto seria a empresa A emitir a nota modelo 1 devolvendo a mercadoria para a empresa B.

Mas o que aconteceu: a empresa B emitiu uma nota dela mesmo como entrada e cfop 1411.

Como eu, da empresa A irei lançar essa devolução aqui?



Grata,
Juliana

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:18

Se você não têm I.E a operação por parte da outra empresa está correta. Caso vocês tenham I.E e estiver dentro do prazo legal, peça-os para cancelar a nota deles e emita a de vocês com a CFOP 5.411 Que corresponde a Devolução de mercadoria Sujeita a ST dentro do estado, caso esta mercadoria seja mesmo de Substituição Tributária.

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:28

Certo que se você realizou uma entrada desta mercadoria, necessariamente deverá dar a a saída da mesma, senão fica em aberto, apesar de não ser muito correto, grampeie a nota de entrada com esta que está originando a devolução e coloque uma observação, após isto retire a nota de entra do sistema (Exclua). O procedimento padrão é não escriturar quando há a recusa no ato da entrega, porém, visto a situação, seria o mais logico a fazer.

Lembre-se de deixar cópia das duas notas juntas e com uma observação dentro do movimento fiscal do mês de referência.

Juliana Almeida

Juliana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:35

Nessa nota de devolução não tem informação sobre qual é a nota de origem, nem sei se foi uma nota inteira ou parcial...

Acho que essa vai ficar em aberto mesmo, o valor não é tão alto comparado ao faturamento.


Obrigada,
Juliana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.