x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.730

dúvidas escrituração fiscal

Luciana Polewacz Kalybatas

Luciana Polewacz Kalybatas

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 09:51

Bom dia, sou nova aqui...
bem, a minha dúvida é sobre lançamento de nota fiscal de entrada de matéria - prima que tem a base de cálculo do icms com ipi embutido, trabalho em indústria, Lucro real, como deve ser feito o lançamento desta nota?
Segundo o escritório que cuida desta escrituração , a base de cálculo e o icms deve ser alterado no registro de entradas , deve-se tirar o valor do ipi e recalcular o icms , é correto este procedimento?
Eu fiz um curso em que me ensinaram que a nota fiscal é um documento que não deve ser mudado , mesmo até se estiver errado...
Como estou começando na área preciso ter mais segurança, sobre isso,
Por Favor aguardo resposta , desde já obrigada.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 10:14

Bom dia Luciana,

Provavelmente no ato da compra nao foi informado que o produto seria utilizado no processo industrial. Dessa forma, o IPI foi embutido na base de calculo como se o produto fosse para uso e consumo.
Para solucionar a questao, a nota deverá ser escriturada corretamente no Registro de entrada da empresa que vc faz a escrituraçao, ou seja, deverá ser abatido o IPI da base de calculo. Consequentemente, o valor do crédito do ICMS será menor do que o destacado na Nota.
Voces deverão emitir uma Carta de Crédito, informando que nao se creditaram do ICMS sobre o IPI destacado erroneamente na nota fiscal. Dessa forma, o fornecedor poderá abater o ICMS que ele estará pagando a maior.