x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 2.057

Diferencial de aliquota

Cassio Ribeiro

Cassio Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 08:02

Bom Dia Joao,

Aqui em MG, se o produto ja veio com ST recolhida não vai precisar recolher a diferença de aliquota.
Nos casos de compra para uso e consumo e ativo, as empresas de MG tem que avisar o fornecedor que o produto é para uso da empresa para o fornecedor não destacar a ST e o calculo da diferença de aliquota é em cima da base de calculo do icms.

Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:51

Hmmm entendi.

Cassio uma duvida:
Como consigo saber a MVA AJUSTADA(Forma de calculo)? pois para venda em SP, SC e MG são aliquotas diferentes.

Cassio Ribeiro

Cassio Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:56

Luan,
a formula da MVA ajustada em MG é a seguinte:

MVA ajustada = {[(1+ MVA-ST original) x (1 - ALQ indiv) / (1 - ALQ geral)] -1}x 100", onde:
I - MVA ajustada é o percentual, com duas casas decimais, correspondente à margem de valor agregado a ser utilizada para apuração da base de cálculo relativa à substituição tributária;
II - MVA-ST original é o coeficiente, com quatro casas decimais, correspondente à margem de valor agregado prevista na Parte 2 do anexo XV;
II - ALQ indiv é o coeficiente correspondente à alíquota efetiva aplicável à operação;
IV - ALQ geral é o coeficiente correspondente à alíquota estabelecida para a operação própria de contribuinte industrial substituto com a mercadoria em operação interna.

Agora para achar o MVA Original em minas consultamos o anexo XV, segue link:

www.fazenda.mg.gov.br

Sueli Rodrigues

Sueli Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:33

Boa tarde!

No mês 09/2010 recebi um material Ativo Imobilizado, me creditei da parcela 1/48 avos , porém não recolhi o diferencial de alíquota por se tratar de um material adquirido de outra unidade de federaçaõ.
Estou fazendo o recolhimento do diferencial com os respectivos juros e multas, porem tenho direito ao crédito de 1/48 avós sobre o diferencial de alíquota que não me creditei.
Minha pergunta é:
Posso simplesmente me creditar do meses anteriores, ou preciso entrar com pedido de crédito extemporaneo.

Obrigada!
Sueli

Thais Gomes Silva

Thais Gomes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 10:53

Bom dia, alguem poderia me ajudar??

Bom...
O cliente comprou um material contendo os seguintes dados na nota fiscal: CfOP 6.101, ICMS e IPI destacados. Fiz uma consulta e me informaram o seguinte artigo(Artigo 115

XV-A - na entrada em estabelecimento de contribuinte sujeito às normas do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - “Simples Nacional”, até o último dia útil da primeira quinzena do mês subseqüente ao da entrada: (Inciso acrescentado pelo Decreto 52.104, de 29-08-2007; DOE 30-08-2007)

a) de mercadoria destinada a industrialização ou comercialização, material de uso e consumo ou bem do ativo permanente, remetido por contribuinte localizado em outro Estado ou no Distrito Federal, o valor resultante da multiplicação do percentual correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual pela base de cálculo, quando a alíquota interestadual for inferior à interna (Lei Complementar federal 123/2006, art. 13, § 1°, XIII); (Redação dada à alínea pelo Decreto 52.858, de 02-04-2008; DOE 03-04-2008)


A minha duvida é...
Eu tenho que fazer o diferencial de alíquota, quando a compra do produto é industrializado?

Thaís Gomes
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 11:00

Thais,

Conforme informado pela sua consulta, se a empresa adquirir de outros Estados e do Distrito Federal, mercadorias destinadas a industrialização ou comnercialização, material de uso ou consumo ou bem do ativo permanente, o mesmo terá que recolher o diferencial de alíquotas sobre as compras das mesmas.

Sabendo-se que, essa legislação é para as empresas adquirentes optantes pelo Simples Nacional.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 11:03

Thais,

O diferencial de aliquotas está vinculado a utilizaçao dada ao produto pelo seu cliente e nao ao CFOP do rementente.

Dessa forma, assim como o Sr. Adalberto informou, as empresas optantes pelo Simples devem recolher o Difal nos casos apresentados acima.

Nas empresas optantes pelo RPA, deve ser recolhido o Difal nas aquisiçoes destinadas ao uso e consumo quando adquiridas de fora do Estado.

Att.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.