x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.389

Cálculo de Impostos SP sobre vendas

RÉGIA V V BARBOSA

Régia V V Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Domingo | 13 novembro 2011 | 13:10



Prezados,

Tenho uma loja virtual de cosméticos e sou quase leiga no que diz respeito a leis tributárias.
Estamos enquadrados no Simples.
Gostaria de pedir ajuda para calcular os impostos que incidem sobre uma venda.
Fui informada que em São Paulo, a aliquota do ICMS é de 25% sobre a venda de cosméticos. E que esse é o ICMS mais caro do país.
Gostaria de:
1- Confirmar se é mesmo o ICMS mais caro, pois farei os cálculos de preço de venda baseados no ICMS mais caro, já que esperamos vender para todo país e deste modo, o cálculo cobriria todas as regiões.

2- Se não for a aliquota "mais cara" a de São Paulo, qual é a maior? (Estado e aliquota)

3- Também nos informaram que por estarmos no Simples, outros impostos incidirão sobre as vendas, uma aliquota aproximada de 6%. Está correto?

4- Na verdade, minha principal dúvida é como calcular a aliquota total de impostos que incidirão sobre cada item (desprezando ST, pois são poucos produtos que temos nessa condição e serão calculados a parte p/ tais itens***), para que possamos calcular o preço final de venda.
Por exemplo, se comprei um produto por r$ 10,90, qual seria o preço final de venda com uma margem de lucro de 30%?

Já pesquisei muito na internet, mas encontrei explicações complicadas e que pra mim, como leiga, não sei se estou fazendo o cálculo correto.
Alguém poderia me ajudar/ explicar de uma forma bem detalhada e de fácil compreensão?
Agradeço muitíssimo desde já!!!

*** OBS: também estou com dúvidas sobre ST e postei um outro tópico sobre este assunto, se puderem me ajudar, agradeço demais!

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 09:27

Régia

Bom dia


Como vc colocou que sua empresa é do simples, então não haverá nenhum impostos calculado em suas notas fiscais.


O melhor a fazer neste caso sria consultar seu contador que poderá orientar quanto oas impostos para empresas do SIMPLES.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 15:47

Olá Régia, como o colega Marcelo Duarte mencionou, o ideal mesmo é você procurar o seu contador, pois ele conhece melhor da sua empresa.

Vou tentar responder algumas de suas dúvidas, mas lembrando que tem a condição de responder com mais certeza, é o seu contador.

Produtos cosméticos e de perfumaria realmente possuem uma alíquota interna de 25%, mas não significa que se você vender vai pagar 25% em cima do valor de venda. É muito importante considerar a substituição tributária, já que muitos desses itens estão incluidos no regime de ST. Provavelmente o ICMS ST já virá recolhido, sendo assim já é uma vantagem pra você. Conforme você mencionou, sua empresa é optante pelo Simples Nacional, e não haverá mais impostos para se recolher além do Simples Nacional. É interessante entrar em contato com o seu contador para verificar a alíquota do imposto, visto que essa alíquota é flutuante e não há como saber quanto exatamente você irá pagar. Para os produtos com ST a primeira alíquota é de 2,75% desde que o faturamento acumulado nos últimos 12 meses não ultrapasse R$ 120.000,00. Aqui você encontra todos as alíquotas para empresas optantes pelo SIMPLES. (Procure pelo Anexo I).


Com relação ao preço de venda, podem existir diversos fatores para a formação do PV como frete, impostos, etc...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.