x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 707

Divergência Livro Saídas e DASN - Veículos Usados

CARLA

Carla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 11:36

Bom dia, um cliente me procurou com uma execução fiscal de ICMS declarado por GIA's. Fui estudar o caso. Trata-se de uma revenda de veículos usados, até então optante do SIMPLES Nacional. Essa empresa foi desenquadrada pelo fisco paulista sob a alegação de que havia omitido receitas já que o registro das saídas é muito superior ao faturamento declarado na DASN. Não concordo com o fiscal, já que a apuração do SN é feita pela diferença entre o preço da entrada e da saída do veículo. Alguém por acaso já viveu alguma situação parecida?

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 19 novembro 2011 | 08:09

Bom dia Carla!

- Dando-lhe as boas vindas em nome de todos aqui do Fórum Contábeis, esperamos que juntos possamos agregar cada vez mais!

- Em relação a sua questão, entendo que este assunto ainda será muito discutido até que um dia venha a ser regulamentado de forma a não mais deixar espaço para tantas interpretações diferentes.

- Sugiro que antes de mais nada, você veja o material disposto aqui: este link.

- Vejo que primeiramente as empresas optantes pelo Simples Nacional são dispensadas da entrega das GIA`s do ICMS, assim, como também são dispensadas da escrituração do Livro Registro de Saídas.

- Porém, se o fisco o desenquadrou de ofício sob a alegação de omissão de receitas você deverá então comprovar, com a juntada de todos os documentos fiscais e contábeis, que isto não ocorreu; ratificando que faturamento é diferente da base de cálculo do imposto.

Bons estudos e muito Boa Sorte!

Cláudio

CARLA

Carla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 11:49

Obrigada Cláudio, acho que vou precisar de muita sorte mesmo. O contador da empresa deixou transcorrer o prazo para recursos, agora estamos tendo que contestar uma execução de um imposto declarado, mas que ao meu entender é indevido... Bom vamos lá.
Agradeço muito mesmoa sua presteza.

Abraços

Carla

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.