x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.690

Sped pis/cofins - Valores ST

denise BORGES RAMOS

Denise Borges Ramos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 16:51

Como proceder,a escrituração das notas fiscaos de uma empresa que vende produtos de um disribuidora onde o valor da ST foi cobrado anteriormente. Neste caso tem que sair nos dados adicionais quanto de Base e Vlr de St que foi antecipada de acordo com os produtos vendidos. E como fazer a escrituração dos valores ST item por item, por exemplo: valor dos produtos é 300,00 reais, e o valor total da nota fiscal é 350,00 reais, sendo 50,00 reais ref. a ICMS ST recolhido anteriormente, por isso não aparece nos campos proprios de Substituição tributaria, e consequentemente os itens não vem com os valores da st, como fazer a escrituração dessa nota nos Sped pis/ cofins. É necessario informar os valor da st item por item?Como proceder??
Se trata de uma empresa no ramo farmaceutico.

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 17:47

Boa tarde Denise,

Isso mesmo, vc tem que escriturar o documento por item,
Pra vc ter idéia, na escrituração de uma nota de entrada, vc irá ter 2 registros: C100 (Totais da nota) e C170 (Detalhamento dos itens).

O registro C100 tem as seguintes informações:
Emitente, Participante, situação, série, número, chave da NF-e, Data da emissão, Data da entrada, Valor total, tipo de pagamento, valor do desconto, abatimento, valor total das mercadorias, tipo do frete, valor do frete, valor do seguro, valor de outras despesas, base de cálculo do icms, valor do ICMS, bc do ICMS ST, valor do ICMS ST, valor do IPI, valor do PIS, valor da COFINS. ..

No registro C170 vc deverá ter as seguintes informações por item:
Número sequencial do item, Descrição, descrição complementar, natureza da operação, CST ICMS, CFOP, Unidade, Movimentação física, quantidade, valor total, valor desconto, alíq de ICMS, base de cálculo do ICMS, valor do ICMS, alíq do ICMS ST, Base de cálculo do ICMS ST, valor do ICMS ST, período de apuração do IPI, CST IPI, Cód de enquadramento de IPI, Alíq do IPI, Base de cálculo do IPI, Valor do IPI, CST PIS, Alíquota do PIS, Base de cálculo do PIS, valor do PIS, CST Cofins, Alíq da COFINS, Base de cálculo da Cofins, Valor da Cofins, e por fim... a conta analítica contábil!

Claro que grande parte destes campos de preenchimento não são obrigatórios, mas vc terá q detalhar toda informação constante no documento fiscal de entrada!

No caso de mercadorias recebidas com o ICMS retido, é só informar como consta na nota fiscal. . CST 060, sem informação na escrituração de valores e com o valor da base de cálculo e valor do ICMS ST retido no Registro C110, que´é um campo específico para Informações complementares da Nota Fiscal.

O escritório onde trabalho vem atuando como consultoria de vários clientes, para preenchimento de todos os campos relativos a CSTs, NCMs, etcs... pois de nada adianta ter um ERP capaz de gerar a EFD e não ter os cadastros dos produtos, clientes, fornecedores, td em ordem!

Esses dados vc tb terá que gerar! Uma tabela de Participantes, onde irá listar todas as pessoas, físicas ou jurídicas que fez transação comercial no período de apuração, e referenciar na escrituração do documento fiscal em si!
Também existe a tabela de itens (produtos e serviços), que vc terá que referenciar na escrituração da nota fiscal,
A tabela de unidade de medida e a tabela da Natureza da Operação/Prestação completam!

Espero ter ajudado!!!
Att,
Fabrízio
http://departamentofiscal.wordpress.com/

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.