x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 1.341

Mudanca de Inscricao Estadual

denise corrado

Denise Corrado

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 09:47

Tenho uma empresa que teve sua I.E cassada por inatividade em 2008.Sendo assim pedi a baixa da mesma e solicitei uam nova I.E. ate ai tudo certo pois em 28/11/2011 foi liberada a nova IE.
O que ocorre é que no comeco do mes de novembro a empresa recebeu notas de entrada com sua antiga IE cancelada. Como devo proceder? devo emitir notas de correcao arrumando a IE ou deve-se cancelar estas notas de entrada e emitir as novas corretamente com a nova IE?

Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:02

Denise, bom dia.

Cancelar com certza já não será possível, devido ao prazo de cancelamento.
Agora... quando voce diz "emitir notas de correção", seria isso carta de correção?

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:07

Creio que carta de correção vai te ajudar na questão da documentação.
Agora, tem que ver ao certo quanto à escrituração, registro, etc.

Quanto à carta de correção, ela pode corrigir:

- Natureza da operação;

- Código Fiscal de Operação ou Prestação;

- Data de emissão;

- Data de Saída;

- Razão social do destinatário;

- CNPJ ou Inscrição Estadual/Municipal do destinatário;

- Endereço, CEP, telefone e outros dados de referência do destinatário;

- Descrição da mercadoria (marca, numeração, peso, volume, quantidade etc.), desde que não prejudique o valor total do documento fiscal e dos impostos devidos;

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:10

tudo isso se não influenciar em valores...
emfim, quanto às normas da carta de correção voce pode acompanhar no forum:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/19360/carta-de-correcao/

Bom, espero ter dado alguma luz pra sua dúvida!

Um abraço, até mais.

Atte.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
denise corrado

Denise Corrado

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:17

Ola, Wagner

entao eu tambem to verificando em consultorias e me disseram que eu nao posso emiir a carta de correcao porque a inscricao estava cassada.mas eu tambem penso que a crata de correcao seria valida. to perdida mais ainda srsrs

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:22

Wagner, apenas corrigindo uma informaçao... Carta de Correção não pode corrigir data de emissão/saída nem dados que alterem o destinatário conforme dispoe o Ajuste SINIEF 01/2007 que trata sobre a CC.

Conforme estabelecido, a Carta de Correção não poderá ser utilizada quando o erro a ser regularizado estiver relacionado com:

a) as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

b) a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;

c) a data de emissão ou de saída.


Atenciosamente,

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:32

Denise, a Carta de Correção para esse caso não seria válida, ao menos que voce tivesse uma orientaçao por escrito do Posto Fiscal de sua região. Isso poderia lhe dar mais segurança... No entanto, não é certeza de que voce teria essas informaçoes. Faça uma declaraçao, e peça a assinatura de seus fornecedores, anexe junto as notas e guarde para no futuro se resguardar.
Apenas tenha a certeza de que no cadastro de seus fornecedores conta a nova I.E.

Atenciosamente,

Carol

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:33

Opa! obrigado pela correção!
No caso ainda entendo que uma CC caiba corretamente, pois não caracteriza mudança de endereço,
e sim da inscrição conforme a Denise mencionou.
Certo?

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:40

Denise, acho estranho, para mim nao faz sentido notas de entrada constando apenas a IE... concorda Wagner?
E analisando bem, entre uma e outra eu optaria pela CC e arquivaria para futuras fiscalizaçoes com uma Declaração assinada de que a nova IE deve ser utilizada pelos fornecedores.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 10:58

Concordo, Bem extraño

e realmente essa declaração seria bem interessante como prevenção para futuras ocorrências.

Interessante comunicar a todos os clientes/fornecedores, e até mesmo a outros contatos (só por prevenção).

Atte

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 11:08

Não tenho modelo, mas é algo simples elaborado por voces mesmos... apenas para se resguardar...

Tipo: " Declaramos para os devidos fins que a inscriçao estadual nº___ foi cancelada, devendo a partir de ____/____/____ constar em vossas notas a inscrição estadual nº ____ .... "

Algo mais ou menos tirando de sua responsabilidade se ainda assim as notas vierem com o cadastro errado...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.