x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.550

carta para passar a responsabilidade

Janiffer Thais da Silva

Janiffer Thais da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 09:44

Oi Bom dia.
Trabalho em um escritório de contabilidade e tenhu um cliente que ao invés de colocar o CNPJ de sua empresa ele usa o CPF, esse cliente já foi avisado varias vezes que não pode ser feito isso, como posso fazer uma declaração ou alguma coisa do tipo onde ele assine e se responsabilize caso alguma coisa venha a contecer?

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 10:38

Basta fazer uma carta de Responsabilidade informando quais os erros que este está cometendo e informar que ele já foi previamente avisado X vezes por escrito, e por este motivos, na falta de uma resolução benéfica ao negócio, a responsabilidade de se manter errado é inteiramente do responsável pela empresa, isentando o escritório de culpa.

Sugiro a você não lançar absolutamente nada que não esteja em nome da empresa, assim o obriga a passar fazer pelo CNPJ.

Sobretudo, nesses casos você se resguarda com os avisos escritos para ele.

Aqui no RJ o CRC inclusive pede para que entreguemos a estes, relatórios descrevendo o problema e cliente de forma resumida casos no qual isto acontece para nos resguardar em problemas posteriores.

Janiffer Thais da Silva

Janiffer Thais da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 12:25

Ok obrigada pela resposta, nesse caso essas notas não estão sendo lançadas por estar no nome fisico mas estou arquivando em uma pasta de documentos não lançados, mas pode acontecer da receita vir saber o por que de tantas compras sendo q a retirada de pró-labore é muito baixa certo?
Se Alguem tiver um exemplo desse tipo de carta por que ja procurei mas não achei nada parecido com o assunto.
Desde ja agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.