x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 4.444

NF de Devolução

Dayane Pilar

Dayane Pilar

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 08:31

Olá, foi enviada uma amostra de um produto via correio para um cliente "sem nota fiscal". O cliente não gostou e não quis ficar com a amostra. Então ele devolveu e enviou por uma transportadora, como a transportadora exigiu uma nota fiscal do produto para poder transporta-lo o cliente emitiu uma nota de devolução.
Desta forma pergunto, como vou dar entrada no meu sistema de uma devolução que eu não emiti a NF?

Att

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 11:06

Dayane


Nenhum produto, mesmo amostra pelo correio deve seguir sem nota fiscal, além do que amostra não paga imposto, não teria porque não emitir a nota fiscal.


Agora como seu cliente conseguiu emitir uma nota fiscal de um produto que não lhe pertence, deveriam ter solicitado a nota fiscal a vocês.


Deve ser feito o seguinte, emitir a nota fiscal de amostra para registrar a saida e solicitar que seu cliente cancele a nota dele e emita outra como retorno de amostra.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Dayane Pilar

Dayane Pilar

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 12:57

Oi Marcelo, obrigada pela ajuda...
Estou ciente destes procedimentos o problema, é que meu cliente ficou sem contabilidade mais ou menos um mês então eles não tinham orientação nenhuma e acabam fazendo as coisas do jeito que eles acham ser mais faceis e essa NF é do mês de 11/2011, ou seja, o cliente não pode mais cancelar.
Aí que está o meu problema e que não sei como proceder.

Att

regina celia de souza

Regina Celia de Souza

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 17:27

para acertar agora o mais correto seria :

Vc escrever no verso da danfe o Mercadoria e Nota Não Aceita, bate carimbo da empresa, assina e manda de volta para eles.

Eles por sua vez vao dar entrada nessa propria nota fiscal deles , matando assim essa nota errada.

porém se enviar mercadoria como amostra gratis, bonificação, doação, nao existe logica para o retorno desse item concorda?

Se achar necessario emita a nota como Amostra Gratis , porém ele nao tem que emitir nota nenhuma de retorno para vcs.no popular dizendo: Amostra é amostra nao gostou joga fora, entende?

Natureza de Operação: Remessa para Amostra Gratis
CFOP: 5.911 (Operações Internas) – 6.911 (Operações Interestaduais).
CST ICMS: 040
FUNDAMENTO LEGAL:
ICMS: "Isento de ICMS nos termos do artigo 3.º do Anexo I do Livro VI do Decreto n.º 45.490/00 -RICMS/SP".
IPI: Isento de IPI no termos do Decreto nº 4.544/02:
a) PARA TECIDOS: "inciso IV, do artigo 51";
b) PARA MEDICAMENTOS: "inciso III, "c" do artigo 51"; e
c) PARA OS DEMAIS PRODUTOS: "inciso III do artigo 51"

Nao consigo entender Devolução de Amostra .... Na tabela de CFOP nao existe nenhuma CFOP que se enquadre entende? ... se ele mandar de volta no minimo entao emite uma nota de simples remessa CFOP 5949/6949 e no corpo da nota informa: Devolução de merc receb com sua nota numero tal como amostra que ora nao foi utilizada, ou nao solicitada.

Eu faço dessa forma.



Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 09:06

Dayane


Você pode fazer desta forma mesmo que nossa colega Regina.

Apenas o fundamento legal que ela colocou é de São Paulo, então precisa verificar na legislação de Santa Catarina o que mencionar.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.