x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 9.428

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:11

Bom dia Débora,

O CFOP da nota fiscal do fornecedor reflete a apuração deste, não contempla a escrituração fiscal da SUA empresa.
O CFOP constante no documento fiscal recebido é para classificar a operação do seu fornecedor, não a sua operação. Nenhuma nota que vc receber irá ser classificada com o mesmo CFOP, pq este representa a saída do fornecedor, e será classificado como entrada no estabelecimento destinatário da mercadoria.
Por exemplo, se vc recebe uma nota com o CFOP 5.102 (Venda de mercadoria), logo sua entrada poderá ser classificada no CFOP 1.102 (Compra de mercadoria), mas nunca com o mesmo CFOP de saída (5.102)
Ou também esta mesma nota fiscal pode ser classificada como compra de material de uso e consumo (1.556).
Portanto, vc deverá utilizar o CFOP para classificar a SUA operação, não lançar a nota com o mesmo CFOP, mesmo que ele esteja correto.


Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP
DÉBORA OLIVEIRA

Débora Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:27

Entendi Fabrízio, e no caso da mercadoria ter vindo com o CFOP 5.102 onde na realidade seria 5.403? Peço uma carta de correção e lanço como 1.403 (pois a mercadoria é subst. trib.)? fiquei na duvida pq uma vez me disseram que eu teria que lançar no meu sistema como veio na NF e eu não concordei.

Fabrízio K.
Articulista

Fabrízio K.

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:54

Débora,

Vc pode sim exigir a carta de correção, e escriturar com o CFOP correto, 1.403. Vc deve sempre escriturar a nota fiscal conforme a sua operação,
Por exemplo, essa mesma nota, em outra situação, poderia tb ser escriturada com o CFOP 1.407 (compra de material para uso e consumo cujo produto se enquadra no regime de substituição tributária) . Oque acontece com alguns ERPs, é que estes são configurados para converter automaticamente o CFOP do fornecedor para o CFOP correto, através de parametrizações no sistema, onde é previamente configurado para, no seu caso, o CFOP 5.403, qdo lançado, ir para o livro como 1.403. Se for este o caso, aí sim vc lançaria o CFOP constante na nota de entrada, mas não seria este que iria para o Livro Registro de Entradas.

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/

Att,
Fabrízio K.
http://departamentofiscal.wordpress.com/
Ribeirão Preto - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.