x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 5.358

NF complementar de importação

Gean ANdrews Scudilio

Gean Andrews Scudilio

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 16:29

Prezados.

Na versão 2.0 a DI é obrigatória para notas de importação (CFOP 3xxx, no meu caso 3102). O que ocorre é que neste processos, as despesas aduaneiras e outros custos são enviados em uma nota complementar de custos de importação. Esta nota só tem um item, não relacionado a nenhum produto e na descrição tem apenas uma referencia a nota complementada. Assim, trata-se de um item 'genérico', não tendo nenhum correspondente a DI.



Na versão 1.10, não havia a validação 525, então todas estas notas eram aprovadas mesmo sem DI. Agora a validação exige que insiro o valor do IPI, mas essa NF é complementar de custo, não tem IPI nem ICMS.

Tentei entrar em contato com a SEFAZ-SP e recebi a seguinte resposta:



"Repasso informação da área técnica:
O contribuinte deve informar os itens da NF-e que está sendo complementada, e informar os dados da DI informada para aquele item da nota.

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo"



O que devo fazer??

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 09:21

Gean


Você precisa emitir a nota fiscal complementar, é isso ?

Caso positivo, esta nota precisa mencionar cada item da nota fiscal de origem, com o mesmo CFOP, mesma DI, mesmas informações da nf de origem para que o SEFAZ passa validar a nota fiscal eletronica, sem isso não vão mesmo.

Com essa nova versão não passa nada, principalmente de importação ou complementar.


Então sugiro que verifique juinto ao seu sistema para gerar a complementar com referência a nf origem.

Marcelo Duarte
Analista Fiscal
Bruno Cabrini Pereira

Bruno Cabrini Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 10:14

Bom dia,

Gostaria que alguém me ajudasse nesse quesito.

Estou com dúvidas de como emitir nota fiscal complementar de importação com quantidade. Com a versão 2.0, a SEFAZ "barra" as notas complementares com quantidade zero. Com as notas fiscais complementares com quantidade, como eu devo proceder no estoque?

No aguardo.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.