x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 947

Cliente Compra mas não emite NF

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 18:53

Boa tarde a todos!

Não sei se seria bem nesse tópico a duvida que tenho, porém se for em outro, por favor me indiquem.

Estou legalizando duas empresas, uma Sociedade LTDA e outra fiz a alteração de MEI para Empresário Individual (desenquadrando do MEI), porém o que acontece é que depois que entreguei cópias do Contrato Social e Requerimento, juntamente com a Inscrição no CNPJ, os mesmos já abriram conta corrente, fizezam compras com ao CNPJ e ainda não emitiram NFs de saída pois ainda não solicitei os blocos de NFs, uma vez que ainda há certos trâmites a serem seguidos, porém dependo de assinaturas e até mesmo de honorários para dar andamento à legalização. Já esclareci que o que estão fazendo pode acarretar problemas futuros, no entanto, não surtiu efeito.
Diante do exposto pergunto aos colegas:
Como devo proceder para regularizar a situação depois de solicitados os talões de NF? Como vou contabilizar as NFs de entrada, uma vez que não há NFs de saída para compensá-las? Existe algum tipo de punição para essa situação ou devo apenas fazer os lançamentos à partir da emissão das NFs de saída?
Desculpe ter me prolongado, mas não havia outro jeito de expor os fatos.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Att,

Carlos Alberto

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 12:03

Tentarei utilizar um raciocínio simples, se eles não têm NF, certamente eles não estão autorizados ainda a vender após o desenquadramento. Você tendo avisado-os e eles optarem pela continuidade ao erro é opção deles, desde que este aviso de sua parte tenha sido por escrito e reconhecido por eles através de assinatura do mesmo. Para agir corretamente, você após a autorização da atividade deveria fazer uma denuncia espontânea e pagar as multas devidas referente ao exercício da atividade sem a devida autorização junto a fazenda. Seria interessante também você deixar o Conselho Regional a parte disso, liga para eles e pede orientação do que fazer para não acarretar problemas futuros a VOCÊ como profissional contábil. Vale lembrar que deixar que a firma entre em fiscalização e eles verificarem tais irregularidades podem acarretar problemas muito piores que uma denúncia espontânea.
No mais, você DEVE contabilizar as entradas normalmente, esse é o certo a se fazer independente do que seu cliente esteja fazendo de errado.

Desculpe se não é o que você precisava ler, mas tento não ajudar a burlar nada, se for para opinar, que seja no minimo o correto.

Desde já, com as devidas desculpas, abraço.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 14:20

Boa tarde Felippe Nascimento!

Quero te agredecer pelas orientações e afirmar que minha intenção é de seguir o caminho correto, no entanto, acho que vou ter dificulades para tal, pois acredito que os clientes não vão querer que eu faça a denuncia espontânea informando que efetuaram compras e movimentaram conta corrente e pagarem as multas. Em último caso, seria possível que eu começasse a fazer os lançamentos assim que as NF's estiverem prontas, acompanhando compras e vendas? Acredito que dentro desse mês os talões já estejam prontos. No caso de eu lançar as NF's de entrada, como vou fechar o mês, já que não houve receitas?

Mais uma vez te agradeço pela atenção!

Att,

Carlos Alberto

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 16:54

Visto o que falei acima, se você quizer dar continuidade às operações, o minimo que vocês poderiam fazer é assim que o talão chegar emitir a primeira nota fiscal com a soma referente a todas as vendas feitas sem a mesma. Noutro caso, a entrada deverá ser feita de qualquer forma por se tratar de movimentação bancária em nome da empresa. Se você não caracterizar pelo menos a primeira venda com todos os produtos que foram vendidos anteriormente à autorização, seu estoque é que não demonstrará a realidade.

Vale ressaltar que todas as operações bancárias feitas por PJ vão automaticamente para o fisco, logo, é necessário manter ao menos as contas que são alteradas através do banco corretas.

Outrossim ratifico a importância de você explicar a situação ao conselho regional de modo a proteger você como profissional contábil e a nossa classe, e com base no que eles disserem tomar as atitudes necessárias.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 10:14

Bom dia Felippe,

Vou contactar os clientes e tentar resolver a situação da melhor maneira possível, porém, na pior das hipóteses vou preparar um documento no qual vou relatar que não era de meu conhecimento que os mesmos estavam comprando mercadorias pelo CNPJ e movimentando conta corrente antes da empresa estar totalmente legalizada e com os talões ne NF's e que foram orientados sobre os problemas que pudessem acarretar futuramente.

Grande abraço e obrigado pela atenção!

Tenha um ótimo final de semana!

Carlos Alberto

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.