x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 16.362

Danfe X Nota fiscal de Serviço (prefeitura)

Vanessa Kelly Ohura

Vanessa Kelly Ohura

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 10:32

Bom Dia,

Por favor preciso de esclarecimento, observei que algumas empresas emitem 2 notas fiscais para uma mesma operação, onde uma é pela prefeitura e outra pelo Estado (DANFE) , por que isso se dá? Existe algum embasamento legal? Para este caso, qual deve ser escriturada?

Desde já agradeço a atenção.

Vanessa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 16:18

Se houve venda e prestação de serviços deve ser emitida uma nota para cada uma das operações, deve observar se houve as duas ao invés de uma apenas.

Exemplo: Seu carro quebrou, a oficina para consertar deve trocar uma peça, ela vai cobrar de vc a peça e a mão de obra da troca.


Neste caso será emitida a nota de venda da peça e a de serviços da troca.

Uma mesma operação não pode ser tributada pelo ISS e pelo ICMS.


Pode ser também que o procedimento esteja feito errado.


Para saber é preciso conhecer o caso e os detalhes.

gilmar josé dos santos

Gilmar José dos Santos

Bronze DIVISÃO 5
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 16:35

boa tarde vanessa,
há empresas que utilizam o danfe como se fosse uma rps(recibo provisório de serviço - prefeitura de sp), neste caso você deve entrar no site da prefeitura e transformar o rps em nfs, e escriturar somente a nfs.

"O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal...o que conta é a coragem de seguir em frente"
Danilo dos Santos Servilha

Danilo dos Santos Servilha

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 20:44

Amiga,

Esses casos acontecem pois nesta mesma operação que foi efetuada, aconteceram 2 fatos distintos.

Como um exemplo, utilizarei um item que vc mandou para conserto.

Na mesma operação incide a "Circulação do Bem" (fato gerador do icms - estadual) e também a prestação de um serviço "Conserto", que está sujeito ao Imposto sobre Serviços - ISSQN - Municipal. Obs: Nesta operação há a isenção do ICMS.

Há empresas que como você mesmo disse, para esse caso emitiria 1 nota fiscal para acompanhamento do item após consertado (retorno ao proprietário) e uma nota fiscal de serviços, cobrando pelo serviço executado.

Há também outras empresas que emitem apenas 1 nota fical (conjugada), contendo o retorno do item sob o CFOP 5.916 que é retorno de item consertado, e também discriminam o serviço sob o CFOP 5.933.

Descrição CFOP 5.933
Prestação de serviço tributado pelo ISSQN - Classificam-se neste código as prestações de serviços, de competência municipal, desde que informados em documentos autorizados pelo Estado.


Vale acrescentar que para a nota fiscal conjugada que contenha o CFOP 5.933, você deve a escrituração da mesma junto à prefeitura de acordo com as regras do municipio.

Um abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.