x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 818

Manual de Boas Práticas

Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 15:36

Boa tarde!

Alguém teria um modelo de Manual de Boas Práticas da Vigilância Sanitária para o caso de uma empresa que somente compra e vende café cru beneficiado?

Obrigada!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 15:46

TENHO ESTE MODELO - EMPRESA REVENDEDORA DE ALIMENTOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

Empresa:
NOME
END
CNPJ:
Insc. Estadual:

1-) Controle integrado de pragas: a empresa aplica boas práticas para prevenir a presença de insetos e roedores, tais como: manter o lixo em recipientes adequados, tampados e de fácil higiene, que devem ser esvaziados diariamente ou, se necessário, duas ou três vezes ao dia; ausência de objetos em desuso; animais. A desinsetização só pode ser feita com produtos registrados no Ministério da Saúde e executada por empresas autorizadas.

2-) Estrutura/Edificação: Piso: material liso, resistente, impermeável e lavável; Paredes: acabamento liso, impermeável, lavável, isento de fungos (bolor); Forros e teto: material liso, resistente, impermeável e lavável, isento de goteiras, vazamentos e umidade; Portas e janelas: superfície lisa, cor clara e de fácil limpeza; Iluminação: uniforme; Ventilação: garante a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases e fumaça; Instalações para lavagem das mãos nas áreas de produção: existe lavatório convenientemente localizado para a lavagem e secagem das mãos sempre que a natureza da operação assim exija, está à disposição do usuário: sabonete líquido, toalha de papel e lixeira acionada por pedal. Instalações sanitárias: existe banheiro em bom estado de conservação, constituídos de vaso sanitário com tampa, pia, papel higiênico, lixeira com tampa acionada por pedal, sabão neutro, toalha de papel de cor clara e não reciclado.

3-) Higiene pessoal – estética e asseio: banho diário, cabelos protegidos, barba feita, unhas curtas, limpas, sem esmalte ou base, uso de desodorante inodoro, não utilização de adornos (colares, amuletos, pulseiras, brincos, anéis).

4-) Higiene das mãos – freqüência: o funcionário deve lavar as mãos com sabão neutro e secar com papel toalha descartável, sempre que: chegar ao trabalho; utilizar os sanitários; tossir, espirrar ou assoar o nariz; usar esfregões, panos ou materiais de limpeza; fumar; recolher lixo e outros resíduos; tocar em sacarias, caixas, garrafas e sapatos; tocar em alimentos não higienizados ou crus; pegar em dinheiro; houver interrupção do serviço; iniciar um novo serviço.

5-) Higiene operacional (hábitos): não é permitido durante a manipulação de alimentos: falar, cantar, assobiar, tossir, espirrar, cuspir, fumar; mascar goma, palito, fósforo ou similares, chupar balas, comer; experimentar alimentos com as mãos; assoar o nariz, colocar o dedo no nariz ou no ouvido, mexer no cabelo ou pentear-se; enxugar o suor com as mãos, panos ou qualquer peça da vestimenta; manipular dinheiro; fazer uso de utensílios e equipamentos sujos; trabalhar diretamente com alimento quando apresentar problemas de saúde, por exemplo, ferimento e/ou infecção na pele, ou se estiver resfriado ou com gastrenterites.

6-) Higiene ambiental: remover o lixo diariamente; seguir controle integrado de praga.

7-) Periodicidade de limpeza: Diária: pisos, rodapés e ralos, equipamentos, utensílios, bancadas, superfícies de manipulação – usar álcool a 70%, produto aprovado pelo Ministério da Saúde para essa finalidade; Semanal: paredes, portas, janelas, prateleiras (armários), gôndolas, geladeiras, câmaras e freezers; Quinzenal: estoque, estrados; Mensal: luminárias, interruptores, tomadas, telas; Semestral: reservatório de água. Não é permitido usar panos para secagem de utensílios e equipamentos.

Declaro para os devidos fins que a empresa acima identificada cumpre todos os procedimentos descritos acima.



CIDADE-SP, 07 de outubro de 2.010.



RESPONSAVEL
CPF.

Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 12:49

Boa tarde!

Novamente me vejo á procura de um modelo de Manual de Boas Práticas, para que não haja a necessidade da empresa pagar alguém terceirizado que faça esse tipo de trabalho.

Preciso de um modelo ou de onde eu posso achar (algum site, por exemplo) para manual em caso de esteticista.

Agradeço a quem puder ajudar!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.