x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 3.916

Nota Fiscal Saida de Imobilizado

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 21:57

Boa Noite Colegas

Tenho um pequeno poblema em relação a Venda de um Ativoo Imobilizado, bom vamos lá.

Meu cliente comprou um Caminhao na data de 01/10/2010 ,porém, ele não obten novamente uma nota que comprove a entrada desse ativo perante a empresa.
Estou dando saida desse ativo na data de 25/01/2012, como devo proceder sobre essa situação ?

Devo emitir nota de Saida Mod - 1, mesmo não tendo nada que comprove essa entrada ?

Desde já obrigado
Maria Brichi

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 07:57

Bom dia Maria !

Se a empresa emitir uma nota de saída de imobilizado sem que haja comprovante de entrada corre o risco de pagar o ganho de capital integralmente pelo valor da venda.

Diga à seu cliente que ele correrá este risco e precisa pedir cópia do recibo de compra ao Despachante para que você possa emitir uma nota fiscal de entrada no valor correto da compra.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 11:12

Bom dia Gilbeto

Me corrija se eu estiver errada.

Casso eu emita essa nota de venda de Ativo da empresa, corro o rsico de ser altuado,pois, não tenho uma nota que comprove essa entrada do Veiculo.

Quando voçê cita no trecho acima

Se a empresa emitir uma nota de saída de imobilizado sem que haja comprovante de entrada corre o risco de pagar o ganho de capital integralmente pelo valor da venda.


ou seja tenho que recolher a Darf 0507 sobre valor total da nota ?

Ex: Valor de Venda do ativo R$ 64.000,00
x 15% ( Darf 0507 )
___________________
Valor a Recolher -> R$ 9.600,00

Desde já Obrigado
Maria Brichi

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:05

Olá Maria !

Este é o risco que a empresa irá correr, agora peça para o empresário pedir uma cópia do recibo autenticada da transferência deste veículo para a empresa, e verifique se o proprietário anterior era PF ou PJ.

Se for PJ, provavelmente ele pode ter emitido uma nota fiscal de vendas e pode estar no DETRAN, se for pessoa física ai tem que emitir uma nota fiscal de entradas.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:16

Ola Gilberto

Desde já obrigado por me auxiliar nesta minha grande duvida.
Bom conforme mencionei não houve emição de nota
( a empresa que efetuou a venda para meu cliente era P.J. ), abusando um pouco mais da sua gentileza, Casso eu tire essa nota de venda me trara poblemas pois no D.A.N.S. ano base 2010 não mencionei entrada de Ativo.

Correto ?

Maria Brichi

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:52

Maria, o ideal seria reabrir a escrituração de Reg. de Entradas neste período e lançar esta nota fiscal, peça uma cópia autenticada para a empresa que efetuou a venda deste veículo.

Caso não seja possível a reabertura, teria que escriturar este nota neste mês de janeiro com ressalvas na observação do lançamento.

De qualquer forma, é uma situação bem melhor do que se fosse aquisição de pessoa física, pois não haveria nota fiscal de entrada emitida na aquisição do veículo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 10:43

Bom Dia Gilberto

Conforme sua Orienteção, tirei uma nota de entrada com Janeiro de 2012, e dei saida do mesmo em Fevereiro.

Obrgdo pela ajuda

Maria Brichi

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.